Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Afeganistão impede entrada de relator da ONU para os direitos humanos

21 ago, 2024 - 18:13 • Ricardo Vieira, com Reuters

Richard Bennett é acusado de “espalhar propaganda”.

A+ / A-

O relator especial nomeado pelas Nações Unidas, Richard Bennett, foi impedido de entrar no Afeganistão pela liderança talibã.

A informação foi avançada esta quarta-feira pelo porta-voz do governo de Cabul.

O organismo de monitorização dos direitos humanos é acusado de “espalhar propaganda”.

Richard Bennett foi nomeado pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas em 2022 para acompanhar a situação dos direitos humanos no Afeganistão, um ano depois de os talibãs assumirem o poder.

Bennett, que já disse que o tratamento dado às mulheres e meninas pelos talibãs pode constituir um crime contra a humanidade, está sediado fora do Afeganistão, mas já visitou o país por diversas ocasiões.

O relator especial nomeado pelas Nações Unidas apelou aos talibãs, em comunicado, que recuem na decisão para que possa regressar ao país.

Richard Bennett diz que continuará a acompanhar a situação dos cidadãos afegãos dentro e fora do país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+