Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Austrália aprova planos para construir "maior parque solar do mundo"

21 ago, 2024 - 08:10 • Lusa

As estimativas apontam para que o parque solar forneça quatro gigawatts de energia por hora para uso doméstico. Outros dois gigawatts vão ser enviados para Singapura.

A+ / A-

A Austrália aprovou esta quarta-feira os planos para a construção de uma exploração solar no norte do país, projeto que descreveu como "o maior parque solar do mundo".

A ministra do Ambiente australiana, Tanya Plibersek, afirmou que este vasto parque solar vai produzir energia suficiente para abastecer três milhões de casas e incluirá painéis, baterias e um cabo de ligação da Austrália a Singapura.

"Esta será a maior zona solar do mundo, fazendo da Austrália o líder mundial em energia verde", sublinhou Plibersek.

Conhecido como SunCable, o projeto de 12 mil hectares está localizado no Território do Norte, banhado pelo sol. É apoiado pelo bilionário da tecnologia e ativista ambiental Mike Cannon-Brookes.

As estimativas apontam para que o parque solar forneça quatro gigawatts de energia por hora para uso doméstico. Outros dois gigawatts vão ser enviados para Singapura.

A Austrália é atualmente um dos principais exportadores mundiais de carvão e gás, mas está a ser gravemente afetada pelos efeitos das alterações climáticas (calor intenso, inundações e incêndios florestais).

Em 2022, as energias renováveis vão representar 32% da produção total de eletricidade na Austrália, contra 47% do carvão, de acordo com os últimos dados do Governo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+