23 ago, 2024 - 19:49 • Miguel Marques Ribeiro com Redação
Os rumores tinham vindo a crescer nos últimos dias, mas pela primeira vez há uma indicação clara de que o candidato independente Robert F. Kennedy Jr vai desistir da candidatura à presidência e apelar ao voto em Donald Trump.
Num processo judicial que está a correr na Pensilvânia, RFK Jr. admitiu formalmente que vai apoiar a candidatura republicana.
Ao mesmo tempo, refere a Associated Press, a campanha do sobrinho do antigo presidente americano JFK, solicitou que o seu nome fosse removido do boletim de voto na Pensilvânia, embora não tenha ficado imediatamente claro se isso significava uma desistência oficial.
Estas movimentações, acontecem um dia depois de Kennedy ter tentado ser afastado da votação no Arizona.
Eleições nos EUA
Robert F. Kennedy Jr. está a tornar-se mais conhec(...)
Coincidência ou não, RFK Jr vai falar em breve no Arizona “sobre o momento histórico atual e o seu caminho a seguir”, precisamente o mesmo Estado onde, horas depois, Trump vai fazer um comício.
A campanha de Trump avançou que o antigo presidente vai ter a companhia de “um convidado especial”, mas nenhuma das campanhas confirmou ou desmentiu tratar-se de RFK Jr.
A candidatura de Robert F. Kennedy Jr. tem perdido gás nos últimos meses. Depois de entrar em 2024 como o candidato mais novo à presidência, e registar cerca de 15% de intenções de voto nas sondagens – conseguindo votos dos chamados “duplos odiadores”, que rejeitavam tanto Donald Trump como Joe Biden por ser mais velhos.
Desde aí, com a campanha a aumentar de ritmo e Kamala Harris a assumir a candidatura do Partido Democrata, o membro da família Kennedy tem descido nas sondagens, e não está a cumprir os mínimos necessários para participar nos debates televisivos. Atualmente, as sondagens projetam que Robert F. Kennedy Jr. apenas conseguirá cerca de 5% dos votos a nível nacional.