Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ucrânia

Ucrânia nomeia substituto de Kuleba no Ministério dos Negócios Estrangeiros

05 set, 2024 - 13:31 • Diogo Camilo

Andrii Sybiha já foi embaixador ucraniano na Turquia e adjunto do chefe de gabinete de Zelensky. Desde abril era o número dois de Dmytro Kuleba, que é afastado do cargo depois de quatro anos como ministro.

A+ / A-

O Parlamento ucraniano já aprovou o nome do substituto de Dmytro Kuleba no cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros, depois de uma remodelação do governo que incluiu a remodelação de 10 ministérios.

Andriy Sybiha, antigo embaixador ucraniano na Turquia e que ocupava o cargo de adjunto de Kuleba no ministério desde abril, é o escolhido. Antes do lugar no Ministério dos Negócios Estrangeiros foi adjunto do chefe de gabinete de Volodymyr Zelensky, entre 2021 e 2024.

Kuleba, que era chefe de diplomacia da Ucrânia e um dos rostos mais visíveis das negociações da guerra com a Rússia e da adesão à União Europeia, estava no cargo desde 2020, tendo anunciado a sua saída esta quarta-feira.

Além dele, segundo o porta-voz do partido de Zelensky, mais 10 ministérios irão sofrer mudanças, com ministros a abandonarem o cargo ou a mudarem de pasta. Entre eles está a vice-primeira-ministra para a Integração Europeia, Olga Stefanishyna, que passa agora a ser ministra da Justiça.

De saída estão o então ministro da Justiça, Denis Maliuska, o ministro das Indústrias Estratégicas, Oleksi Kamishin, e o responsável pelo Ambiente, Ruslan Strilets.

Esta quarta-feira, numa conferência conjunta em Kiev com o primeiro-ministro irlandês, Simon Harris, Volodymyr Zelensky afirmou que a remodelação passa por transmitir uma “nova energia” depois de mais de dois anos de guerra com a Rússia.

"Alguns deles são ministros há cinco anos e precisamos de energia nova", explicou, agradecendo aos governantes que deixam o executivo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+