Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

guerra no médio oriente

Israel fecha passagens fronteiriças com a Jordânia após ataque

08 set, 2024 - 16:41 • Lusa

Nos últimos dias, as forças israelitas levaram a cabo uma operação de grande envergadura no norte da Cisjordânia ocupada.

A+ / A-

As autoridades de Israel encerraram este domingo todas as passagens fronteiriças com a Jordânia, após o ataque deste domingo que custou a vida a três cidadãos israelitas na passagem de Allenby, na Cisjordânia ocupada.

Segundo confirmou à agência EFE um porta-voz das autoridades israelitas, todas as passagens terrestres para o país vizinho foram encerradas até novo aviso.

A mesma fonte adiantou ainda que as três vítimas eram operadores de gruas que trabalhavam no momento do ataque, embora alguns meios de comunicação, como a CNN ou o israelita Haaretz, tenham noticiado que eram seguranças.

O ataque ocorreu durante a manhã, quando um homem que conduzia um camião proveniente da Jordânia abriu fogo contra as forças de segurança na passagem da fronteira, a única na Jordânia aberta aos palestinianos.

O agressor, cuja identidade é desconhecida, foi morto.

Nos últimos dias, as forças israelitas levaram a cabo uma operação de grande envergadura no norte da Cisjordânia ocupada. Utilizando tanques, escavadoras e helicópteros blindados, e até franco-atiradores e drones explosivos, o Exército israelita matou 36 palestinianos durante a incursão de 10 dias, incluindo menores e idosos.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, já condenou o ataque a tiro que provocou a morte dos três civis na Cisjordânia ocupada

"É um dia difícil. Um terrorista desprezível assassinou três dos nossos cidadãos a sangue-frio na ponte Allenby", a passagem fronteiriça entre a Cisjordânia e a Jordânia, referiu Netanyahu.

"Estamos rodeados por uma ideologia assassina liderada pelo eixo do mal do Irão", acrescentou ainda o primeiro-ministro, mencionando o assassinato, no final de agosto, pelo grupo islâmico Hamas, de seis reféns israelitas que mantinha cativos na Faixa de Gaza desde outubro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+