Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Secretário-Geral da ONU “muito preocupado” com escalada dramática em Beirute

28 set, 2024 - 19:03 • Lusa

O porta-voz de António Guterres indicou que todas as partes "devem recuar da beira do precipício" e voltou a apelar a um cessar-fogo imediato em Gaza e à libertação de todos os reféns.

A+ / A-

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, manifestou-se este sábado “muito preocupado com a escalada dramática” em Beirute nas últimas 24 horas, disse, num comunicado, o seu porta-voz.

"Este ciclo de violência deve parar agora e todas as partes devem recuar da beira do precipício. O povo do Líbano, o povo de Israel e toda a região não podem suportar uma guerra total", acrescentou Stéphane Dujarric, na nota, citada pela agência France-Presse.

Segundo Dujarric, Guterres apelou ao cumprimento integral da Resolução 1.701 sobre o Líbano do Conselho de Segurança da ONU, aprovada em 2006, com o “regresso imediato à cessação das hostilidades”.

O secretário-geral da ONU “reiterou também o seu apelo a um cessar-fogo imediato em Gaza e à libertação de todos os reféns”, avançou.

Israel e o movimento Hezbollah têm trocado tiros na fronteira israelo-libanesa desde o início da ofensiva israelita na Faixa de Gaza, há 11 meses, desencadeada após um ataque do grupo extremista palestiniano Hamas.

A escalada de violência tem levado milhares de pessoas a sair do Líbano.

O Hezbollah confirmou hoje a morte do seu líder, Hassan Nasrallah, num ataque aéreo israelita, segundo a agência noticiosa norte-americana Associated Press.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+