Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

diplomacia

​Primeiro-ministro russo visita Irão com planos de aumentar cooperação

30 set, 2024 - 16:07 • Lusa

Relações entre a Rússia e o Irão têm-se reforçado nos últimos anos, em particular no contexto do conflito ucraniano, onde Moscovo conta com o apoio de Teerão, que terá fornecido 'drones' e mísseis ao lado russo.

A+ / A-

O primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, disse que Moscovo quer aumentar a cooperação com Teerão, cidade onde chegou esta segunda-feira em visita oficial para se reunir com altos responsáveis iranianos.

"A Rússia está sinceramente interessada em levar a nossa cooperação a um nível mais elevado e dar-lhe uma implementação mais significativa", garantiu Mishustin, depois de se reunir na capital iraniana com o primeiro vice-presidente do Irão, Mohammad Reza Aref.

"Saudamos a decisão do Irão de reforçar ainda mais a sua parceria estratégica com a Rússia e partilhamos plenamente deste espírito", acrescentou o primeiro-ministro russo.

Mishustin apontou os setores da logística e das infraestruturas de transporte como áreas promissoras de cooperação entre os dois países, mas também lembrou a vantagem de passar a ter acesso a mais turismo com recurso a vistos eletrónicos.

O primeiro-ministro russo chegou ao início da tarde a Teerão, onde, além de Aref, se vai reunir com o Presidente do Irão, Masoud Pezeshkian.

As relações entre a Rússia e o Irão têm-se reforçado nos últimos anos, em particular no contexto do conflito ucraniano, onde Moscovo conta com o apoio de Teerão, que forneceu 'drones' e mísseis ao lado russo, segundo o Ocidente.

Na semana passada, o Presidente russo, Vladimir Putin, deu luz verde à assinatura de um acordo de parceria estratégica abrangente com o Irão.

O Presidente iraniano já anunciou que quer participar na cimeira do grupo BRICS, que se realizará na cidade russa de Kazan, de 22 a 24 de março.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+