Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Marrocos

Raro dilúvio no Saara cria rios de água no deserto

09 out, 2024 - 08:24 • Redação

Há cerca de 50 anos que não chovia tanto nesta região. As inundações já fizeram mais de 20 mortos em Marrocos e na Argélia.

A+ / A-

Um raro dilúvio de chuva, num local normalmente árido, provocou imagens quase únicas nas dunas do deserto do Saara, em Marrocos.

O deserto do sudeste de Marrocos está entre os locais mais áridos do mundo e raramente chove no final do verão.

Segundo a Associated Press (AP), o governo marroquino afirmou que os dois dias de chuva durante o mês de setembro excederam as médias anuais em zonas que, habitualmente, observam menos de 250 mililitros por ano. Em Tagounite, uma vila a cerca de 450 quilómetros da capital Rabat, foram registados mais de 100 ml de água precipitada em 24h.

“Há 30 a 50 anos que não chovia tanto em tão pouco tempo”, disse também Houssine Youabeb, da Direção Geral de Meteorologia do Marrocos.

As imagens dos satélites da NASA, obtidas pela a AP, mostraram água a encher o Lago Iriki, próximo da fronteira com a Argélia, seco há 50 anos.

A seca dos últimos anos tem representado um desafio para aquela zona de Marrocos, obrigando agricultores a deixar campos em pousio e vilas a racionar água.

Não se sabe, no entanto, se a quantidade de chuva vai refletir significativamente para aliviar a seca na região.

Estas inundações já fizeram mais de 20 mortos em Marrocos e na Argélia e danificou as colheitas dos agricultores, o que forçou o governo a alocar fundos de ajuda de emergência, informa a AP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Erick
    09 out, 2024 Itajai 14:01
    1. Isaías 35:1-7 Essa passagem é uma das mais conhecidas quando se fala sobre água no deserto e a restauração de lugares áridos: “O deserto e a terra sedenta se alegrarão; o ermo exultará e florescerá como o narciso. Ele se encherá de flores, cantará de alegria e regozijará. (…) Pois águas arrebentarão no deserto e riachos no ermo. A areia escaldante se tornará em lagos, a terra seca, em mananciais” (Isaías 35:1, 6-7). Esses versículos apontam para um período de renovação e esperança, onde o deserto, normalmente um lugar estéril e seco, será transformado em um lugar fértil e abundante. 2. Isaías 41:18-19 Nesse texto, Deus promete prover água e árvores no deserto como sinal de Sua presença e poder: “Abrirei rios nas colinas estéreis e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em açudes de água e o solo seco, em mananciais” (Isaías 41:18). 3. Isaías 43:19-20 Aqui, Deus fala novamente sobre fazer algo novo, trazendo água em lugares áridos: “Eis que faço uma coisa nova! Agora brotará, porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo” (Isaías 43:19). 4. Ezequiel 47:1-12 O profeta Ezequiel tem uma visão de um rio que flui do Templo de Jerusalém e transforma o deserto e o Mar Morto, trazendo vida e cura: “E por onde passar este rio, todo ser vivente que enxameia viverá, e haverá muitíssimo peixe; e tudo por onde quer que passe este rio viverá” (Ezequiel 47:9).

Destaques V+