Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Zelensky acusa Coreia do Norte de enviar soldados ao exército russo

13 out, 2024 - 20:48 • Lusa

Há semanas que a Ucrânia tem vindo a pedir aos seus aliados ocidentais que lhe forneçam mísseis de longo alcance para atacar a Rússia em profundidade.

A+ / A-

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou este domingo que a Coreia do Norte está a fornecer soldados ao exército russo para a sua invasão da Ucrânia.

"Estamos a assistir a uma aliança crescente entre a Rússia e regimes como o da Coreia do Norte. Já não se trata apenas de transferência de armas. Trata-se de enviar pessoas da Coreia do Norte para as forças armadas do ocupante", declarou no seu discurso diário.

"Nestas condições, as nossas relações com os nossos parceiros devem ser desenvolvidas. A frente precisa de mais apoio", acrescentou.

Para ele, Kiev precisa de armas de longo alcance para "aumentar a pressão sobre o agressor" e "evitar uma guerra maior".

Há semanas que a Ucrânia tem vindo a pedir aos seus aliados ocidentais que lhe forneçam mísseis de longo alcance para atacar a Rússia em profundidade.

Na quinta-feira, o Kremlin negou as informações de Kiev e Seul de que soldados norte-coreanos estariam a ajudar o exército russo na Ucrânia, que, segundo o Ocidente, está a receber munições e mísseis de Pyongyang.

A Coreia do Norte, com armas nucleares, reforçou os seus laços militares com Moscovo nos últimos meses e o Presidente russo Vladimir Putin fez uma rara visita a Pyongyang em junho para assinar um acordo de defesa mútua com o líder norte-coreano, Kim Jong Un.

No passado fim de semana, um meio de comunicação ucraniano afirmou que seis oficiais norte-coreanos tinham morrido num ataque de mísseis ucranianos, alguns dias antes, perto de Donetsk, no leste da Ucrânia ocupado por Moscovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pensa Zelensky
    28 out, 2024 Europe 17:32
    Fabrica tu ou compra a quem os fabrica, pois a ideia Ocidental é manter a Rússia a sangrar, não é vencê-la. Até acredito que o Ocidente não permita a ocupação da Ucrânia - foi lá enterrado muito dinheiro que a Rússia como vencedora não vai pagar, para o Ocidente admitir a derrota Ucraniana. Mas não se importarão grandemente que a Ucrânia fique sem 25% do território se isso for bom negócio para o Ocidente. Abandonaste a ideia das armas nucleares cedo demais oh Zelensky: o apoio que queres e precisas, não terás, e a entrada na NATO, andam a entreter-te com "caminhos irreversíveis" mas entrada é que está quieto...

Destaques V+