Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra no Médio Oriente

Gaza. Número de mortes ultrapassa os 42.500 e há quase 100 mil feridos

19 out, 2024 - 13:43 • Diogo Camilo

Uma das mortes confirmadas é a do líder do Hamas, Yahya Sinwar, considerado o "arquiteto" dos ataques a Israel de 7 de outubro de 2023.

A+ / A-

O número de mortes na Faixa de Gaza desde a escalada do conflito com Israel, a 7 de outubro do ano passado, ultrapassou este sábado as 42.500 mortes.

Segundo números do Ministério da Saúde da região, o número de vítimas mortais foi atualizado para 42.519, a que se somam quase 100 mil feridos (99.637).

Uma das mortes confirmadas é a do líder do Hamas, Yahya Sinwar, durante numa operação militar em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, com o líder supremo do Irão a dizer este sábado que o grupo islamita palestiniano está "vivo e vai continuar a estar", descrevendo o antigo líder como "uma figura brilhante da resistência e da luta".

Yahya Sinwar é considerado o arquiteto do ataque sem precedentes do movimento islamista palestiniano a Israel de 7 de outubro de 2023, que causou a morte de cerca de 1.200 pessoas em Israel e mais de duas centenas de reféns.

Desde então, Israel desencadeou uma ofensiva no enclave palestiniano com número de vítimas muito maior, além da deslocação da maior parte dos seus dois milhões de habitantes. Devido à guerra, Gaza está também a enfrentar uma crise humanitária sem precedentes, com milhares de pessoas a necessitarem de ajuda urgente, segundo as organizações internacionais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+