22 out, 2024 - 12:15 • Redação
As forças de defesa israelitas estarão, esta manhã de terça-feira, a atacar o sul do Líbano.
A imprensa libanesa dá conta de intensas colunas de fumo nas proximidades da cidade de Tiro - a poucos quilómetros da fronteira com Israel.
É uma informação sem confirmação oficial. Israel afirmou que entre os alvos bombardeados nas últimas horas em Beirute está a base central da unidade naval do grupo xiita Hezbollah, assim como "infraestruturas subterrâneas", além dos 230 objetivos atacados desde a seguda-feira.
O exército israelita desencadeou a invasão terrestre ao Líbano em 01 de outubro, após várias semanas de intensos bombardeamentos e ataques contra o território libanês, incluindo a explosão coordenada de milhares de aparelhos de comunicação, que visam o Hezbollah.
O recrudescimento das hostilidades entre Israel e Hezbollah teve início há mais de um ano, após o ataque realizado pelo grupo islamita palestiniano Hamas - aliado do movimento xiita libanês - a Israel, em 07 de outubro de 2023.
O ataque do Hamas a Israel provocou mais de 1.200 mortos e cerca de 250 sequestrados, levando a uma ofensiva israelita em grande escala na Faixa de Gaza.