Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra no Médio Oriente

EUA esperam negociações para cessar-fogo em Gaza nos próximos dias

24 out, 2024 - 15:06 • Diogo Camilo

Em reunião no Qatar, Blinken diz esperar que os negociadores se reúnam após a morte do líder do Hamas, Yahya Sinwar, e anunciou mais 135 milhões de dólares de ajuda a palestinianos em Gaza.

A+ / A-

As negociações para um cessar-fogo de Israel em Gaza podem ter início nos próximos dias, antecipa o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.

Após reuniões no Qatar com representantes do país e do Egito, o chefe da diplomacia dos Estados Unidos indicou que espera que negociadores se encontrem nos próximos dias para discutir um cessar-fogo.

“Falámos sobre as opções para capitalizar este momento [a morte do líder do Hamas , Yahya Sinwar] e espero que os nossos negociadores estejam juntos nos próximos dias”, indicou aos jornalistas, citado pela Reuters.

A propósito da reunião, na sua 11.ª visita à região do Médio Oriente desde o início da guerra em Gaza, Blinken anunciou ainda uma ajuda dos EUA a palestinianos de 135 milhões de dólares.

Também em declarações, o primeiro-ministro do Qatar, o sheik Mohammed bin Abdulrahman Al Thani defendeu que o “período doloroso na região tem de ter um fim” e adiantou que foram reatados os contactos com o Hamas após a morte de Yahya Sinwar.

“Tivemos alguns encontros com eles nos últimos dias. Acredito que, até agora, não houve ainda claridade sobre o caminho a seguir”, referiu o responsável qatari, também ministro dos Negócios Estrangeiros do país.

Esta quinta-feira, o Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, acusou Israel de querer esvaziar a Faixa de Gaza de população, após mais de um ano de guerra contra o Hamas, que descreveu como a "maior catástrofe" desde 1948.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+