31 out, 2024 - 18:28 • Anabela Góis
Nove operacionais portugueses de busca e salvamento, com dois cães, partem na sexta-feira para Valência, em Espanha, para ajudar nas operações de socorro, na sequência da tempestade que fez, pelo menos, 155 mortos.
“Vamos partir amanhã [sexta-feira], por volta das 8h00, vão ser nove operacionais, com as valências de aberturas de acessos, de pré-hospitalar e busca e salvamento. Ainda vamos levar dois cães de busca e salvamento”, disse à Renascença o comandante Pedro Batista, da Associação Portuguesa de Busca e Salvamento.
Esta organização não-governamental (ONG) portuguesa tomou a iniciativa de oferecer ajuda à embaixada espanhola, sem passar pelo Governo português.
DANA
A cada hora que passa, o número de mortos aumenta (...)
“Nós entrámos em contacto com a embaixada espanhola e com alguns colegas bombeiros que já estiveram em Portugal a treinar connosco e nos pediram ajuda”, refere Pedro Batista.
Quando chegarem a Espanha, os operacionais da Associação Portuguesa de Busca e Salvamento receberam a indicação para se dirigirem ao centro de Valência para depois iniciarem as operações de buscas e salvamento.
Um dia depois de a subida das águas ter deixado um cenário devastador em Espanha, as buscas de salvamento continuam: o número certo de desaparecidos não é conhecido e o das vítimas mortais aumentou para 155.