05 nov, 2024 - 08:55 • João Malheiro
Temia-se o pior, mas acabou por se confirmar o melhor cenário possível. Não foram encontrados mortos no parque de estacionamento subterrâneo do centro comercial Bonaire, em Valência.
Esta segunda-feira, as autoridades iniciaram o escoamento da água e inspecionaram os carros abandonados no local, sem que se tenha identificado qualquer corpo presente dentro dos veículos.
O nível da água foi reduzido para um metro de profundidade, para que os mergulhadores dos bombeiros inspecionassem todos os veículos.
“Tudo foi verificado e nada foi encontrado”, confirmou Rafael Sancha, porta-voz dos Bombeiros da Província de Huelva.
Ao longo dos últimos dias, muitas informações circulavam nas redes sociais a alertar para o possível elevado número de mortos que estariam no interior dos carros no estacionamento subterrâneo do centro comercial Bonaire, em Valência.
As equipas de resgate estão agora a concentrar os esforços nos estacionamentos subterrâneos, garagens e porões que foram inundados em poucas horas, depois das inundações repentinas da última semana.
A tempestade da semana passada em Valência, que provocou pelo menos 217 mortos, é considerada a pior catástrofe relacionada com inundações na Europa em cinco décadas.
Os meteorologistas acreditam que o aquecimento do Mediterrâneo, que aumenta a evaporação da água, desempenha um papel fundamental no agravamento das chuvas torrenciais.