Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

EUA. Vários estados decidiram posição sobre leis do aborto

06 nov, 2024 - 09:25 • João Malheiro

A maioria dos Estados disse "sim" em consagrar o aborto como um direito estadual.

A+ / A-

Para lá das eleições nacionais, há vários Estados norte-americanos que decidiram, durante o ato eleitoral desta terça-feira, que posição adotar sobre as leis regionais do aborto.

O objetivo destas propostas legislativas é ajudar a consagrar o direito à interrupção voluntária da gravidez como direito a nível estadual.

Na Flórida que, apesar do sim ter ganho por 57% dos votos, ficou aquém da margem mínima de 60% para consagrar o aborto como direito da constituição estadual.

Já no Arizona, Missouri, Nevada, Colorado, Nova Iorque, Maryland e Montana o "sim" à consagração da interrupção voluntária da gravidez venceu mesmo.

Por outro lado, no Nebraska e na Dakota do Sul o "não" saiu vencedor.

O direito ao aborto tem sido um dos temas mais fortes a nível político nos Estados Unidos, desde que o Supremo Tribunal, com uma maioria conservadora, revogou a lei que fazia da prática um direito federal do país.

[Atualizado com os resultados finais]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+