Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Scholz pede a Putin fim da guerra. Zelensky diz que foi aberta "caixa de Pandora"

15 nov, 2024 - 19:38 • João Pedro Quesado com Reuters

Líderes da Alemanha e Rússia terão concordado ficar em contacto. Rússia estará aberta a negociações desde que sejam iniciadas por Donald Trump.

A+ / A-

O chanceler alemão, Olaf Scholz, pediu, esta sexta-feira, ao Presidente da Rússia para retirar as tropas da Ucrânia e começar negociações de paz com Kiev.

O chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky, reagiu negativamente à primeira chamada entre os líderes da Alemanha e da Rússia em cerca de dois anos, avisando que reduz o isolamento de Putin.

A conversa foi noticiada pela comunicação social alemã e confirmada pelo Kremlin, que declarou que a chamada aconteceu a pedido de Berlim, e afirmou que Putin disse a Scholz que qualquer acordo para terminar a guerra na Ucrânia deve ter em conta os interesses de segurança da Rússia, assim como refletir “as novas realidades territoriais” - uma forma pouco subtil de voltar a indicar que pretende ficar com os territórios no Leste da Ucrânia.

Do lado alemão, um porta-voz do Governo disse que “o chanceler instou a Rússia a mostrar vontade de entrar em negociações com a Ucrânia com o objetivo de alcançar uma paz justa e duradoura”. O Governo sublinhou ainda que Scholz também realçou “a determinação da Alemanha em apoiar a Ucrânia na sua defesa contra a agressão enquanto for necessário”.

O Presidente da Ucrânia vê a chamada com olhos menos simpáticos. Volodymyr Zelensky disse que a conversa entre Scholz e Putin abriu uma “caixa de Pandora” e mina os esforços feitos desde fevereiro de 2022 para isolar Putin.

“Agora pode haver outras conversas, outras chamadas. Muitas palavras. E isto é exatamente o que Putin quer há muito: é extremamente importante para ele enfraquecer o seu isolamento”, apontou Zelensky num discurso.

“Por mais de duas décadas, Putin tem usado conversas longas como um recurso para promover os seus interesses. Atualmente, conversas apenas dão a Putin esperança de enfraquecer o isolamento internacional”, reforçou o líder ucraniano.

De acordo com o “Politico”, que cita fontes do governo alemão, Scholz e Putin concordaram em manter-se em contacto.

Segundo a Reuters, o embaixador de Moscovo junto das Nações Unidas em Genebra disse, na quinta-feira, que a Rússia está aberta a negociações desde que iniciadas pelo Presidente-eleito dos Estados Unidos da América, Donald Trump.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Quer é borlas
    23 nov, 2024 Comprando aos russos combustiveis ao preço da chuva 12:05
    Scholz foi mas é apalpar o pulso, a ver se consegue voltar a ter combustíveis ao preço da chuva, comprados à russalhada. O tipo deu cabo da Economia Alemã, e agora precisa disso, para não sair da chancelaria pela porta pequena.
  • Fantasias russas
    15 nov, 2024 Ucrânia 21:31
    Sabemos o que são as "negociações" da Rússia: ficar com 25% da Ucrânia, condicionar a política da Ucrânia como país independente "proibindo" a entrada na NATO e se possível fazendo o mesmo em relação à UE, "desmilitarização" da Ucrânia que não é mais que "obrigar" a Ucrânia a ter um simulacro de exército, para ser mais fácil a ocupação total dentro de alguns anos, e claro, não dar um tostão que seja como reparações de guerra. Fora os putinistas, haverá alguém que leve a sério esta proposta de "paz"? Só se for o cobarde do Scholtz, mas esse tem o destino traçado e o possível novo chanceler, parece ser feito de outra massa.

Destaques V+