Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ataque russo mostra o fracasso da "diplomacia por telefone", diz Donald Tusk

17 nov, 2024 - 16:21 • Lusa

Olaf Scholz, criticado pelo contacto telefónico com Putin, defendeu-se reafirmando o apoio da Alemanha à Ucrânia e assegurando que não será tomada qualquer decisão sobre o desfecho da guerra sem Kiev.

A+ / A-

O primeiro-ministro polaco afirmou este domingo que nenhum telefonema consegue parar a agressão russa na Ucrânia, dois dias após uma polémica conversa telefónica do chanceler alemão, Olaf Scholz, com o Presidente russo, Vladimir Putin.

"Ninguém vai travar Putin com telefonemas”, escreveu Donald Tusk na rede social X.

“O ataque [russo] na noite passada, um dos maiores desta guerra, provou que a diplomacia por telefone não pode substituir um verdadeiro apoio de todo o Ocidente à Ucrânia”, sublinhou.

A rede energética da Ucrânia, já muito frágil, teve de enfrentar hoje um dos mais significativos ataques russos dos últimos meses, uma ofensiva que causou nove mortos e cerca de 20 feridos em todo o país, segundo as autoridades.

Olaf Scholz, criticado pelo contacto telefónico com Putin, defendeu-se reafirmando o apoio da Alemanha à Ucrânia e assegurando que não será tomada qualquer decisão sobre o desfecho da guerra sem Kiev.

Num primeiro comentário na sexta-feira, as declarações do chanceler alemão foram saudadas por Tusk que disse ter ficado “contente por ouvir que o chanceler (…) reiterou a posição polaca: nada [será feito] quanto à Ucrânia sem a Ucrânia”

A conversa de Scholz com Putin suscitou a indignação de Kiev, com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a criticar o chanceler alemão por abrir “a caixa de Pandora”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • lideres cartonados
    17 nov, 2024 Europa 17:17
    Scholz é um dos lideres de cartão, infelizmente abundantes na Europa, e a quem falta coluna vertebral para enfrentar Putin e a agressão russa - falar repetidamente de 100 000 milhões para rearmamento, não quer dizer que esse rearmamento realmente ocorra é só palavrório. Esse telefonema foi um tiro no pé, que Putin aproveitou para vir minar, à espera que outros líderes cartonados sigam Scholz.

Destaques V+