18 nov, 2024 - 08:32 • Redação com Reuters
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, já reagiu à informação avançada pela Casa Branca, que autorizou a Ucrânia a utilizar armas norte-americanas de longo alcance para atacar a Rússia.
Numa mensagem partilhada nas redes sociais, Zelensky admitiu que os mísseis "falarão por si".
"Hoje, vários meios de comunicação estão a dizer que recebemos permissão para tomar ações apropriadas. Mas os ataques não são feitos com palavras. Essas coisas não são anunciadas", disse o Presidente ucraniano.
Fontes ligada a Joe Biden informaram, este domingo, uma reversão significativa da política de Washington no conflito da Rússia e Ucrânia.
A Ucrânia planeia realizar os seus primeiros ataques de longo alcance nos próximos dias, adiantaram fontes da Casa Branca, sem revelar detalhes devido a preocupações com a segurança operacional.
A medida ocorre dois meses antes do presidente eleito Donald Trump tomar posse a 20 de janeiro, depois de ter deixado subentendida a ideia de que pode acabar o envio de armamento para território ucraniano.
Esta decisão dos Estados Unidos ocorre também em resposta ao envio de tropas terrestres norte-coreanas pela Rússia para complementar as suas próprias forças, um acontecimento que causou alarme em Washington e Kiev.