Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Países nórdicos distribuem panfletos para preparar para “guerras ou crises inesperadas”

18 nov, 2024 - 09:30 • Redação

O folheto, que já existia, foi atualizado em consequência da quebra de segurança relacionado com a guerra na Ucrânia.

A+ / A-

Milhões de suecos vão começar a receber, esta segunda-feira, cópias de um panfleto com conselhos para a população preparar-se para lidar em caso de guerra ou outras crises inesperadas.

Segundo avança a BBC, os panfletos "If crisis or war comes" ("Se crises ou a guerra chegarem") já tinham sido enviados há seis anos, tendo sido agora atualizados com novas informações e com o dobro do tamanho. O governo em Estocolmo considerou necessário abordar novamente a questão da segurança, impulsionado pela invasão russa na Ucrânia.

Os panfletos apelam aos habitantes para que tenham sempre em casa medicação, incluindo comprimidos de iodo, para o caso de um acidente nuclear, e ainda alimentos com um prazo de longa duração, como latas de leguminosas e barras energéticas.

Os vizinhos noruegueses tiveram também acesso a um panfleto em alerta para a preparação dos habitantes caso se encontrem sozinhos e com condições climáticas extremas, guerra e outras ameaças.

Já a Finlândia publicou publicou o seu próprio conselho online sobre “preparação para incidentes e crises”. Ao contrário da Suécia e da Noruega, o governo de finlandês decidiu não imprimir uma cópia para cada casa, uma vez que teria um custo elevado, divulgando apenas uma versão digital.

O comunicado explica a forma governo e o presidente responderiam no caso de um ataque armado e admitem que as autoridades finlandesas estão “bem preparadas para autodefesa”.

A primeira edição do panfleto “If War Comes” foi produzida durante a Segunda Guerra Mundial e atualizada durante a Guerra Fria.

A Suécia tornou-se oficialmente, em março deste ano, o 32.º membro da NATO.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Francisco couto
    18 nov, 2024 V.n. .Gaia 13:49
    Atacar a Rússia é urgente

Destaques V+