Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Presidente da Geórgia pede anulação das eleições legislativas

19 nov, 2024 - 19:33 • Lusa

O partido no poder, o Sonho Georgiano, do primeiro-ministro Irakli Kobajidze, conotado com a Rússia, venceu as eleições de outubro.

A+ / A-

A Presidente da Geórgia, Salome Zurabishvili, em rutura com o governo de Tbilisi, pediu esta terça-feira ao Tribunal Constitucional a anulação das eleições legislativas que a oposição considera terem sido manipuladas.

"A Presidente apresentou um recurso ao Tribunal Constitucional para anular os resultados das eleições legislativas de 26 de outubro, com base em violações generalizadas do caráter universal do voto e do segredo do escrutínio", disse Eka Beselia, advogada que representa a chefe de Estado pró-ocidental.

O partido no poder, o Sonho Georgiano, do primeiro-ministro Irakli Kobajidze, conotado com a Rússia, venceu as eleições de outubro.

Desde a divulgação dos resultados das eleições, que a Geórgia tem estado em turbulência, com o presidente da oposição pró-europeia do país, Salome Zurabishvili, a acusar a Rússia de estar a manipular as eleições.

Nos resultados definitivos, a comissão confirmou a vitória do Sonho Georgiano com 53,93% dos votos, o que se traduz em 89 lugares, uma maioria extremamente confortável em relação à Coligação para a Mudança, na oposição (11,03%, 19 lugares).

No sábado, a polícia georgiana dispersou na capital, Tbilisi, um novo protesto em frente à sede da Comissão Eleitoral durante a sua avaliação das eleições.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Demora demasiado
    14 dez, 2024 Georgia 14:15
    Só não percebo 2 coisas: a demora no Tribunal Constitucional lá do burgo, para declarar se as eleições foram ilegais ou não, e a passividade do exército Georgiano ao ver as cargas selvagens da polícia sobre cidadãos desarmados.

Destaques V+