Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Marcos Perestrello eleito presidente da Assembleia Parlamentar da NATO

25 nov, 2024 - 20:56 • Lusa

Marcos Perestrello, que é atualmente vice-presidente da Assembleia da República e já era vice da Assembleia Parlamentar da NATO, foi secretário de Estado da Defesa Nacional no XXI Governo Constitucional.

A+ / A-

O deputado socialista Marcos Perestrello foi esta segunda-feira eleito presidente da Assembleia Parlamentar da NATO durante a sessão anual da organização, que decorreu em Montreal, no Canadá.

Marcos Perestrello, que é atualmente vice-presidente da Assembleia da República e já era vice da Assembleia Parlamentar da NATO, foi secretário de Estado da Defesa Nacional no XXI Governo Constitucional, o primeiro dos três executivos liderados por António Costa, depois de ter ocupado função idêntica no tempo de José Sócrates.

O PS emitiu uma nota em que se congratula com a eleição de Marcos Perestrello, considerando que representa "um reconhecimento internacional da competência, dedicação e experiência política" do deputado e "reforça a presença de Portugal em instâncias internacionais de relevância".

Advogado de formação, de 53 anos, Marcos Perestrello tem, segundo o PS, "uma longa carreira dedicada ao serviço público e à política nacional e internacional".

Deputado à Assembleia da República pelo PS desde 2005, tendo posteriormente desempenhou também as funções de secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, entre 2009 e 2011, e de secretário de Estado da Defesa Nacional, entre 2015 e 2019. .

"A eleição de Marcos Perestrello reflete o compromisso do Partido Socialista com a defesa dos valores democráticos, da segurança coletiva e do reforço da cooperação internacional no seio da NATO. Acreditamos que, sob a sua liderança, a Assembleia Parlamentar da NATO continuará a desempenhar um papel importante na promoção da paz, da segurança e da estabilidade global", lê-se na nota divulgada pelos socialistas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+