Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Sheinbaum ameaça retaliar a tarifas de Trump: "O México é forte e vai sair por cima”

26 nov, 2024 - 20:00 • Miguel Marques Ribeiro

A desvalorização do peso acentuou-se nas últimas semanas e teme-se uma eventual guerra comercial entre os dois países.

A+ / A-

O México ameaça responder às medidas protecionistas anunciadas esta terça-feira por Donald Trump.

Segundo a Reuters, a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, está a estudar um pacote de retaliações às tarifas de 25% que o futuro ocupante da Casa Branca pretende impor a todos os produtos produzidos do outro lado da fronteira.

Na segunda-feira, Trump garantiu que vai impor novos impostos sobre importações do México, Canadá e China, assim que tomar posse, enquanto estes países não puderem fim à imigração ilegal e à produção e tráfico de droga. As taxas poderão atingir os 25%.

Espiral de tributação aduaneira

Numa carta dirigida ao presidente eleito dos EUA, lida esta terça-feira, na sua conferência de imprensa diária, Sheinbaum contesta a possível eficácia das medidas. “O fenómeno da migração ou do consumo de drogas nos Estados Unidos não será tratado com ameaças ou tarifas”.

O mais provável, sugere a primeira mulher chefe de Estado do México, é que os dois países entrem numa espiral de tributação aduaneira. “Que sentido faz isto?”. Uma tarifa surgirá em resposta a outra, e assim sucessivamente, até colocarmos em risco as empresas partilhadas”, disse ela.

O México e os Estados Unidos são, reciprocamente, os principais parceiros comerciais. Sheinbaum, que tomou posse em setembro, sublinha que os efeitos negativos se farão sentir em ambos os lados, provocando inflação e desemprego e prejudicando a indústria automóvel, altamente interdependente entre os dois países.

Adicionalmente, a imposição de novas tarifas poderá violar o acordo comercial estabelecido entre os Estados Unidos, o México e o Canadá, assinado em 2020, durante a primeira Administração Trump.

A chegada ao poder do novo presidente está a ter efeitos negativos na economia mexicana. Só na manhã desta terça-feira, o peso mexicano caiu 2,3% em relação ao dólar, um contribuindo para a forte desvalorização verificada este ano, enquanto o dólar canadiano caiu para o nível mais baixo em quatro anos.

“O México é forte e vai sair por cima”

Na sua declaração, Trump afirmou que "milhares de pessoas estão a passar pelo México e pelo Canadá, trazendo o crime e a droga a níveis nunca antes vistos". A maior parte do fentanil, um dos principais responsáveis pela epidemia de opiáceos que assola o país, entra nos Estados Unidos a partir do México.

Sheinbaum tentou contestar estas acusações, sublinhando que que as apreensões de migrantes indocumentados pela patrulha fronteiriça dos EUA diminuíram três quartos em relação a Dezembro passado e que toneladas de narcóticos ilícitos foram apreendidas.

Apesar da eventual evolução verificada nos últimos meses, no combate aos traficantes, as apreensões da droga na fronteira aumentaram drasticamente sob a liderança do presidente Joe Biden.

Alguns analistas mexicanos, citados pela Reuters, dizem que o país se deve preparar para uma guerra comercial.

Sheinbaum mostrou-se confiante de que os dois países serão capazes de chegar a um acordo, mas também contra-atacou. Se os EUA, assim que Trump se instalar na Casa Branca, persistirem na intenção de impor as tarifas, o México vai procurar outros parceiros.

“Não estamos apenas virados para norte, mas também para sul e para o continente europeu”, afirmou. “O México é forte e vai sair por cima”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+