Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ataque russo deixa centenas de milhares de pessoas sem energia elétrica na Ucrânia

28 nov, 2024 - 12:01 • Lusa

A Rússia lançou esta madrugada um ataque de grande envergadura com mísseis e 'drones' contra a Ucrânia.

A+ / A-

Centenas de milhares de pessoas ficaram esta quinta-feira sem eletricidade no oeste da Ucrânia, a centenas de quilómetros da linha da frente do conflito, na sequência de um ataque aéreo russo contra instalações de distribuição de energia do país.

As autoridades regionais de Rivne afirmaram que 280 mil pessoas estavam sem eletricidade e com cortes na rede de água.

Na região vizinha de Volyn, 215 mil habitantes ficaram sem acesso a energia elétrica, de acordo com as autoridades locais.

A Rússia lançou esta madrugada um ataque de grande envergadura com mísseis e 'drones' contra a Ucrânia, numa altura em que aumentam os receios sobre as intenções de Moscovo em devastar a capacidade de produção de energia do país antes do inverno.

"Estão a ocorrer ataques a instalações de energia em toda a Ucrânia", afirmou o ministro da Energia, Herman Halushchenko, numa publicação difundida pelas redes sociais.

Foram registadas explosões em Kiev, Kharkiv, Rivne, Khmelnytskyi, Lutsk e em muitas outras cidades do centro e oeste da Ucrânia.

O chefe do gabinete presidencial ucraniano, Andri Yermak, afirmou que a Rússia tinha armazenado mísseis para atacar as instalações ucranianas e travar uma guerra contra os civis durante os meses mais frios do ano.

"Foram ajudados por aliados loucos, incluindo a Coreia do Norte", escreveu Yermak nas redes sociais.

De acordo com as autoridades, as infraestruturas de produção e distribuição de energia da região de Lviv, oeste da Ucrânia, foram atingidas durante o ataque.

O presidente da câmara da cidade de Kharkov, no nordeste do país, Igor Terekhov, informou que a cidade foi atingida por vários mísseis na madrugada de hoje.

Os alertas antiaéreos ucranianos também foram ativados na capital, Kiev, e o Exército russo atingiu infraestruturas na região de Sumi, no nordeste do país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rentabilizem
    29 nov, 2024 Ucrania 12:07
    Onde estão as baterias de Patriots, Iris-T e NASAMS que o Ocidente vos enviou? Os 18 F-16 estão a servir para quê? As contra-medidas electrónicas de que se diziam maravilhas, afinal existem ou não? antes de pedirem mais sistemas, rentabilizem o que já vos foi enviado.
  • Murraça
    28 nov, 2024 Ucrânia 18:01
    Praticamente à hora do jogo, estava a Rússia a atacar novamente as infraestruturas de energia da Ucrânia, com alertas aéreos por todo o País. Cumprimentar o russo? Ele teve sorte foi de não levar uma murraça...

Destaques V+