01 dez, 2024 - 22:11 • Olímpia Mairos , com Lusa
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, garantiu este domingo que a União Europeia está com o povo da Geórgia.
Numa mensagem publicada na rede social X, António Costa condenou ainda a violência contra os manifestantes pacíficos.
“Condenamos a violência contra manifestantes pacíficos”, escreveu, assinalando que “as ações do governo vão contra a vontade do povo”.
“A UE está com o povo da Geórgia”, conclui.
Na mensagem, o presidente do Conselho Europeu diz ainda que fez uma chamada telefónica com a presidente pró-europeia da Geórgia, Salome Zurabishvili, juntamente com Kaja Kallas, chefe da política externa da União Europeia.
Pelo quarto dia consecutivo, os manifestantes, muitos deles ostentando bandeiras da Geórgia e da UE, bloquearam a avenida central Rustaveli, onde se situa a sede do poder legislativo, fortemente guardada por elementos das forças policiais.
Os protestos nos três dias anteriores originaram confrontos violentos entre opositores pró-europeus e a polícia, que usaram gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar os manifestantes. Pelo menos 44 pessoas foram hospitalizadas no sábado, na terceira noite de protestos.
A Geórgia está dividida desde que o partido no poder, o pró-russo Sonho Georgiano, declarou vitória nas legislativas de 26 de outubro, com os partidos da oposição (pró-UE) a alegarem que o ato eleitoral foi marcado por irregularidades.