Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra no Médio Oriente

ONU estima 370 mil pessoas deslocadas devido aos combates na Síria

06 dez, 2024 - 20:05 • Lusa

Maioria dos deslocados são mulheres e crianças e Nações Unidas contabilizam cerca de 100 mil pessoas que tiveram de abandonar a sua casa por mais do que uma vez.

A+ / A-

Pelo menos 370 mil pessoas, “na sua maioria mulheres e crianças”, foram deslocadas devido aos combates na Síria desde 27 de novembro, anunciou esta sexta-feira o porta-voz do Secretário-Geral da ONU.

“Desde a escalada das hostilidades, pelo menos 370.000 homens, mulheres e crianças, rapazes e raparigas, foram deslocados, incluindo 100.000 que abandonaram as suas casas mais do que uma vez”, afirmou Stéphane Dujarric. O número anterior da ONU era de 280.000 pessoas deslocadas.

Desde a ofensiva liderada pelo grupo radical islâmico Hayat Tahrir al-Sham (HTS) no noroeste da Síria que, no espaço de uma semana, o número de mortes contabilizadas é de 826, incluindo 111 civis, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

O avanço rápido do HTS, um grupo armado ligado ao ramo sírio da Al-Qaeda, permitiu a conquista de uma grande parte de Alepo, o avanço mais significativo em 13 anos de guerra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+