10 dez, 2024 - 14:40 • João Malheiro
O Papa Francisco vai reunir-se com a Autoridade Palestiniana na quinta-feira, anunciou o Vaticano.
O líder Mahmoud Abbas vai deslocar-se até Itália esta semana, onde espera também encontrar-se com a primeira-ministra do país, Giorgia Meloni, e o Presidente italiano, Sergio Mattarella.
A reunião com o Papa vai acontecer depois de serem conhecidas declarações de Francisco que apelam à investigação da hipótese de Israel estar a cometer um genocídio do povo palestiniano.
“Penso, sobretudo, em quem deixa Gaza no meio da carestia que atingiu os irmãos palestinianos no meio das dificuldades em fazer chegar alimentos ao seu território”, referiu.
O Papa diz que, “segundo alguns especialistas, o que está a acontecer em Gaza tem as características de um genocídio”. Por isso, “é preciso apurar com atenção para determinar se se enquadra na definição técnica formulada por juristas e organismos internacionais”, concluiu.
Na semana passada, a Amnistia Internacional publicou um relatório acusando Israel de "cometer genocídio" contra os palestinianos na Faixa de Gaza desde o início da guerra, a 7 de outubro de 2023, apelando à comunidade internacional para não ser "cúmplice" da mesma.