Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Trump quer fim da mudança da hora nos EUA

13 dez, 2024 - 21:51 • Ricardo Vieira, com Reuters

Presidente eleito considera que adiantar os relógios para a hora de verão é um “inconveniente”, que sai “muito caro” aos Estados Unidos.

A+ / A-

O Presidente eleito defende o fim da mudança da hora nos Estados Unidos. Donald Trump diz que o Partido Republicano vai “envidar os seus melhores esforços” para implementar a medida.

Donald Trump considera que adiantar os relógios para a hora de verão é um “inconveniente”, que sai “muito caro” aos EUA.

“O Partido Republicano envidará todos os seus esforços para eliminar o horário de verão, que tem um eleitorado pequeno, mas forte, mas não deveria!”, escreveu o Presidente eleito nas redes sociais.

O horário de verão está em vigor em quase todos os Estados Unidos desde a década de 1960, mas tem sido um tema de debate nos últimos anos, tal como acontece na Europa.

Alguns congressistas querem manter o horário padrão durante todo o ano, outros defendem a permanência no horário de verão nos 365 dias do ano, enquanto outros querem manter tudo como está. O Presidente Joe Biden nunca assumiu uma posição pública sobre o assunto.

Em março de 2022, o Senado norte-americano votou, por unanimidade, para tornar o horário de verão permanente, mas a medida foi bloqueada na Câmara dos Representantes, onde não foi possível alcançar um consenso.

Em março, um grupo bipartidário de senadores fez um novo esforço para tornar o horário de verão permanente.

Em 2018, a Comissão Europeia chegou a propor, formalmente, o fim da mudança de hora na União Europeia, mas a medida nunca chegou a ser implementada.

A decisão surgiu na sequência do resultado de um inquérito não vinculativo, feito ao nível comunitário, em que mais de 80% dos inquiridos disseram não querer que a hora mude.

Em 2022, um grupo de peritos internacionais propôs o fim da mudança da hora na União Europeia e o alinhamento dos fusos horários dos diferentes países, aproximando-os o máximo possível da hora solar e tornando-os permanentes.

Segundo os peritos, que subscreveram a Declaração de Barcelona sobre Políticas do Tempo, as mudanças na hora legal "não têm efeitos significativos na poupança energética", ao passo que a manutenção da mesma hora "melhora a saúde, a economia, a segurança e o meio ambiente".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Hora solar sempre
    14 dez, 2024 Mundo 12:00
    A hora solar regula o ritmo do ciclo circadiano das pessoas, em termos de sono, disposição e outros pontos de saúde. Andar com invenções e mudanças de hora que trazem poupanças insignificantes e prejudicam a saúde das pessoas, é idiotice casmurra.

Destaques V+