Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Médio Oriente

Ucrânia vai passar a fornecer alimentos à Síria

14 dez, 2024 - 23:23 • João Pedro Quesado com Reuters

A Síria importava alimentos da Rússia durante a era de Assad, mas o fornecimento de trigo foi suspenso devido à incerteza e aos atrasos nos pagamentos.

A+ / A-

A Ucrânia vai começar a fornecer alimentos à Síria. O Presidente Volodymyr Zelensky anunciou este sábado que deu instruções ao governo para montar mecanismos que permitam ao país entregar alimentos à Síria em conjunto com organizações internacionais e outros parceiros depois da queda do Presidente Bashar al-Assad.

A Ucrânia é um dos maiores exportadores de grãos e sementes oleaginosas, e tem exportado trigo e milho para países do Médio Oriente, mas não para a Síria.

A Síria importava alimentos da Rússia durante a era de Assada, mas o fornecimento de trigo foi suspenso devido à incerteza e aos atrasos nos pagamentos, disseram fontes sírias e russas na sexta-feira.

"Estamos prontos para ajudar a Síria a prevenir uma crise alimentar, particularmente através do programa humanitário "Grão da Ucrânia", anunciou Zelensky na rede social X.

"Dei instruções ao governo para estabelecer mecanismos de fornecimento de alimentação em cooperação com organizações internacionais e parceiros que podem ajudar", acrescentou o chefe de Estado da Ucrânia.

As exportações da Ucrânia foram afetadas pela invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022, que levou à redução severa de entregas através do Mar Negro. Desde aí, a Ucrânia já quebrou um bloqueio e reavivou as exportações dos portos de Odessa.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+