Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ucrânia reivindica ataque contra general russo em Moscovo

17 dez, 2024 - 06:52 • Jaime Dantas

Explosivo escondido em motociclo matou Igor Kirillov, general russo sancionado por uso de armas químicas na Ucrânia.

A+ / A-

A Ucrânia reivindicou, esta terça-feira, o ataque que vitimou Igor Kirillow, avançam as agências Reuters e AFP. O general russo responsável pelo departamento de segurança nuclear, química e biológica foi morto numa explosão num apartamento a sete quilómetros de Moscovo, revelou esta terça-feira o comité de investigação criminal da Rússia.

A explosão, causada por um dispositivo colocado no interior de um motociclo, também vitimou o assistente do militar, acrescenta o órgão criminal.

A morte de Igor Kirillov acontece um dia depois de este ser sancionado por procuradores ucranianos pelo uso de armas químicas, de acordo com o Kyiv Post.

Já em outubro deste ano, também o Reino Unido impôs sanções ao militar, que ocupava o cargo desde 2017, pela utilização de agentes de controlo de motins e por vários relatos da utilização do agente tóxico asfixiante cloropicrina na Ucrânia.

As autoridades russas já abriram uma investigação para apurar a responsabilidade do crime.

[Notícia atualizada às 08h29 de 17 de dezembro de 2024 para acrescentar a autoria reivindicada do crime]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mário Viana
    17 dez, 2024 Braga 18:38
    A morte de Igor Kirillov acontece um dia depois de este (e não "deste") ser sancionado (...) Assim se escreve em bom Português.
  • Menos um
    17 dez, 2024 Ucrânia 10:45
    Menos um cão russo por cá. Hoje a Humanidade conseguiu uma grande vitória.

Destaques V+