Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Zelensky quer envolver EUA e Reino Unido no envio de soldados europeus

19 dez, 2024 - 16:55 • Pedro Mesquita, enviado da Renascença a Bruxelas

Caso haja cessar-fogo, o Presidente da Ucrânia que os principais aliados também discutam a proposta de Emmanuel Macron.

A+ / A-

Veja também:


O presidente da Ucrânia não revela os detalhes, mas a proposta do presidente francês para o eventual envio de tropas europeias para a manutenção da paz no seu país, quando existir um cessar-fogo, foi tema de conversa em Bruxelas.

Na conferência de imprensa desta quinta-feira – à saída do Conselho Europeu – Zelensky nada quis adiantar, sublinhando que não foi tomada qualquer decisão, e disse que será muito importante envolver no assunto, além da União Europeia, o Reino Unido e os EUA.

“Não posso falar do assunto em público. Devem compreender que não há decisões sobre o assunto… Decisões comuns… Estados Unidos e União Europeia. É muito, muito importante que União Europeia e, claro o Reino Unido, sejam parte disto", afirmou o líder ucraniano.

OuvirPausa
0:00 / 0:00

Nesta conferência de imprensa surgiu ainda uma curiosa pergunta: se Zelensky sabia onde estão os soldados russos que saíram da Síria. O presidente ucraniano admite que deixaram a Síria por causa da guerra na Ucrânia. Seja como for, Zelensky declara-se muito satisfeito: “Está a perguntar sobre as tropas russas que fugiram da Síria? E o que quer que lhe diga? Estou mesmo feliz. Claro que deixaram a Síria por causa da guerra na Ucrânia”.

Zelensky sublinhou ainda que a Ucrânia não mandatou Viktor Orbán para negociar qualquer cessar-fogo natalício com o presidente russo, nem uma eventual troca de prisioneiros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Duvido que aconteça
    19 dez, 2024 UE 20:56
    Duvido muito que haja tropas europeias na Ucrânia, mesmo em missão de "paz". Devem ser dadas as garantias pífias do costume, e depois de a Rússia voltar a mijar fora do penico, os habituais protestos. Se lá estivessem tropas europeias, teriam de combater as forças russas e os políticos de cartão, à espera da próxima eleição, não querem mortos na Ucrânia, para explicar.

Destaques V+