Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Alemanha

Scholz condena "ato terrível" em Magdeburgo. Número de vítimas sobe para cinco

21 dez, 2024 - 12:12 • Diogo Camilo

Chanceler alemão esteve no local do abalroamento em mercado de Natal. Número de feridos ultrapassa os 200 e há quase 40 feridos em estado grave.

A+ / A-

O chanceler alemão, Olaf Scholz, esteve este sábado em Magdeburgo para expressar apoio às vítimas e familiares do ataque no mercado de Natal que matou cinco pessoas e fez mais de 200 feridos.

“Que ato terrível é ferir e matar tantas pessoas com tanta brutalidade”, disse Scholz. "Quase 40 estão tão gravemente feridos que devemos estar muito preocupados com eles", indicou o chefe de Estado alemão, que apelou para que o país se una contra o ódio.

O suspeito do abalroamento é Taleb Abdul Jawad, residente na Alemanha há quase duas décadas, médico psiquiatra de profissão, ateu, simpatizante do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD, na sigla em alemão) e com visões anti-islâmicas nas redes sociais.

Foi detido pouco tempo após o ataque com um BMW, alugado momentos antes, e a sua casa foi revistada durante a madrugada deste sábado.

Em dezembro de 2016 a Alemanha sofreu um atentado com um camião num mercado de Natal, reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI), no qual morreram 12 pessoas no centro de Berlim.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+