Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Trump diz que Putin pediu reunião "o mais rápido possível"

22 dez, 2024 - 20:50 • Ricardo Vieira, com Lusa e Reuters

Durante um fórum ultra conservador, o Presidente eleito dos EUA prometeu declarar cartéis da droga mexicanos como grupos terroristas, admitiu manter o TikTok a funcionar e ameaçou o Panamá por causa das tarifas cobradas no canal que liga os oceanos Atlântico e Pacífico.

A+ / A-

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse este domingo que o chefe de Estado russo, Vladimir Putin, pediu para se reunir com ele "o mais rápido possível", embora não tenha confirmado se o encontro vai realizar-se.

"O Presidente Putin disse que quer reunir-se comigo o mais rápido possível, por isso temos que esperar, mas temos que acabar com esta guerra", afirmou o Presidente eleito dos EUA durante um fórum da organização ultra conservadora Turning Point, em Phoenix, no estado do Arizona.

Donald Trump reiterou que a guerra na Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022 com a invasão da Rússia, é "horrível" e que acabar com o conflito é uma das coisas que quer fazer "rapidamente".

"Milhões de soldados já morreram, estamos a ver números que são insanos. Tenho de acabar com isto, é ridículo", acrescentou o republicano, voltando a dizer que se fosse ele o Presidente dos Estados Unidos na altura, a guerra nunca teria começado.

Na quinta-feira, Putin disse estar disposto a encontrar-se com Trump "em qualquer altura", embora desconheça quando tal acontecerá, porque o chefe de Estado norte-americano "não disse nada" sobre o assunto.

"Não nos falamos há quatro anos. Estou pronto a fazê-lo [falar] em qualquer altura e a encontrar-me também", disse o líder russo, na sua última conferência de imprensa do ano.

Da coragem de Gisèle ao regresso de Trump. As imagens de um ano de incerteza no mundo
Da coragem de Gisèle ao regresso de Trump. As imagens de um ano de incerteza no mundo

Guerra aos cartéis da droga

Durante a sua longa intervenção no fórum Turning Point, o Presidente eleito dos EUA prometeu lançar uma nova campanha de sensibilização a alertar para os riscos e consequências do consumo de drogas, como fentanil, e declarar os cartéis mexicanos como grupos terroristas.

Vamos anunciar como as drogas são más. Elas estragam a vossa aparência, estragam o rosto, estragam a pele, estragam os dentes”, argumentou Donald Trump.

Os Estados Unidos enfrentam uma grave crise de consumo de drogas, sobretudo opioides como o fentanil. Até 60 mil norte-americanos deverão morrer este ano devido ao consumo de drogas.

Donald Trump, que toma posse como Presidente a 20 de janeiro, defendeu que a rede social chinesa TikTok possa continuar a funcionar nos EUA durante mais algum tempo, após ter conseguido "biliões" de visualizações durante a campanha eleitoral.

"Acho que teremos que começar a pensar porque, vocês sabem, entramos no TikTok e tivemos uma ótima resposta com biliões de visualizações, biliões e biliões de visualizações", declarou.

O Senado aprovou um diploma, em abril, a exigir que a ByteDance, empresa chinesa dona do TikTok, vendesse a operação nos Estados Unidos, alegando razões de segurança nacional.

No discurso deste domingo, Donald Trump também ameaçou retomar o controlo do Canal do Panamá, devido às tarifas aplicadas pelo país da América Central, e prometeu mudar o nome indígena da montanha mais alta dos Estados Unidos, de Denali para William McKinley, o 25.º Presidente norte-americano, que foi assassinado em 1901.

O ex-presidente democrata Barack Obama renomeou oficialmente, em 2015, a montanha como Denali, aliando-se ao estado do Alasca e encerrando uma batalha de décadas pelo nome. O pico era oficialmente chamado de Monte McKinley desde 1917.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rússia à rasca
    22 dez, 2024 Ucrânia 21:37
    Deve estar à rasca para que Trump corte o apoio à Ucrânia se esta não ceder - como não deve fazê-lo - território à Rússia. Não faz mal, a Ucrânia passa a usar armamento Europeu e quem sabe se com o impulso dado à indústria militar Europeia, os próprios exércitos europeus não começam a abastecer-se "cá" em lugar de dar fortunas colossais à industria militar "camone"?

Destaques V+