Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Moçambique. Conselho Constitucional confirma vitória da Frelimo

23 dez, 2024 - 15:05 • Redação com Reuters

Daniel Chapo foi, esta terça-feira, proclamado como Presidente após dois meses e meio de protestos nas ruas.

A+ / A-

O Conselho Constitucional de Moçambique acaba de confirmar a vitória de Daniel Chapo nas eleições gerais moçambicanas realizadas no dia 9 de outubro.

De acordo com o acórdão divulgado esta segunda-feira, o candidato apoiado pela Frelimo foi declarado vencedor nas presidenciais com 65,17% dos votos.

Em segundo lugar fica Venâncio Mondlane, do Podemos, que angariou 24,19% dos votos. Ossufo Momade, candidato apoiada pela Renamo, obteve 6,62%, e Lutero Simango, do Movimento Democrático de Moçambique, conseguiu 4,02%.

A leitura do acórdão por Lúcia Ribeiro, presidente do Conselho Constitucional, surge depois de mais de dois meses e meio de contestação. Os protestos massivos dos grupos de oposição - que acreditam que a eleição foi fraudulenta - acabaram por gerar pelo menos 130 mortos. Também observadores ocidentais garantiram que a eleição não foi livre e justa.

O Conselho Constitucional tem a palavra final sobre o processo eleitoral e a sua decisão poderá desencadear mais protestos em Moçambique, um país da África Austral com cerca de 35 milhões de pessoas que a Frelimo governa desde 1975.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+