Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Zelensky condena ataque russo na Ucrânia no dia de Natal

26 dez, 2024 - 04:23 • Carolina Paredes

A força aérea ucraniana diz ter detetado 184 mísseis e drones.

A+ / A-

O presidente ucraniano considerou "desumano" o ataque russo desta quarta-feira à rede elétrica da Ucrânia. Volodymyr Zelensky diz que a Rússia fez uma "escolha consciente" ao lançar um ataque noturno no dia de Natal.

A força aérea ucraniana disse ter detetado 184 mísseis e drones. O relatório afirma que houve vítimas no ataque, mas não fornece números.

"A maldade russa não irá destruir a Ucrânia, nem irá distorcer o Natal", acrescentou Zelensky através da aplicação Telegram. O ataque deixou várias regiões da Ucrânia sem eletricidade.

Entretanto, o Kremlin confirmou o ataque, que causou cortes de energia em toda a Ucrânia. As forças de defesa russas admitiram que efetuaram um "ataque massivo" em instalações energéticas "críticas", garantindo que todos os alvos foram atingidos.

Joe Biden também já reagiu ao ataque e prometeu entregar mais armas a Kiev.

"O objetivo deste ataque chocante era cortar o acesso do povo ucraniano ao calor e à eletricidade durante o inverno e pôr em risco a segurança da sua rede", acusou o presidente norte-americano em comunicado.

Joe Biden ordenou, ainda, ao Pentágono "que continue com a sua vaga de entregas de armamento à Ucrânia". "O povo ucraniano merece viver em paz e em segurança, e os Estados Unidos e a comunidade internacional devem continuar a apoiar a Ucrânia", acrescentou o presidente norte-americano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Menos queixas
    26 dez, 2024 Ucrânia 13:52
    Tens misseis de medio alcance, F-16, autorização para atingir alvos russos na Rússia, mexe-te. Queixa-te menos e contra-ataca mais.

Destaques V+