26 dez, 2024 - 04:23 • Carolina Paredes
O presidente ucraniano considerou "desumano" o ataque russo desta quarta-feira à rede elétrica da Ucrânia. Volodymyr Zelensky diz que a Rússia fez uma "escolha consciente" ao lançar um ataque noturno no dia de Natal.
"A maldade russa não irá destruir a Ucrânia, nem irá distorcer o Natal", acrescentou Zelensky através da aplicação Telegram. O ataque deixou várias regiões da Ucrânia sem eletricidade.
Entretanto, o Kremlin confirmou o ataque, que causou cortes de energia em toda a Ucrânia. As forças de defesa russas admitiram que efetuaram um "ataque massivo" em instalações energéticas "críticas", garantindo que todos os alvos foram atingidos.
Joe Biden também já reagiu ao ataque e prometeu entregar mais armas a Kiev.
"O objetivo deste ataque chocante era cortar o acesso do povo ucraniano ao calor e à eletricidade durante o inverno e pôr em risco a segurança da sua rede", acusou o presidente norte-americano em comunicado.
Joe Biden ordenou, ainda, ao Pentágono "que continue com a sua vaga de entregas de armamento à Ucrânia". "O povo ucraniano merece viver em paz e em segurança, e os Estados Unidos e a comunidade internacional devem continuar a apoiar a Ucrânia", acrescentou o presidente norte-americano.