Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra no Médio Oriente

Quatro bebés morrem de hipotermia em Gaza. Israel incendeia hospital no norte do território

27 dez, 2024 - 16:40 • Diogo Camilo

Na última semana, o campo de refugiados de Al-Mawasi viu três recém-nascidos morrerem devido às baixas temperaturas. O hospital Kamal Adwan, um dos três ainda a funcionar no norte de Gaza, foi alvo de ataques esta sexta-feira.

A+ / A-

Quatro bebés morreram na última semana na Faixa de Gaza por hipotermia ou devido às baixas temperaturas e pouco acesso a aquecimento na região. O último dos casos aconteceu no campo de refugiados de Al-Mawasi, no sul de Gaza, que regista o caso de uma bebé que “congelou até à morte”.

“Sila Mahmoud Al-Faseeh congelou até à morte devido ao frio extremo nas tendas colocadas na praia de Mawasi Khan Yunis, numa área que é declarada pela ocupação israelita como ‘uma zona humanitária temporária segura para pessoas deslocadas’”, indicou o diretor-geral do Ministério da Saúde de Gaza, Munir al-Bursh, nas redes sociais.

Pelo menos outros dois bebés, um recém-nascido com três dias e um bebé com um mês, morreram também em Al-Mawasi na última semana e, à CNN, responsáveis do Hospital Nasser, em Khan Younis, avançam que são registados pelo menos cinco casos de hipotermia por dia.

Desde o ataque do Hamas a Israel, em outubro do ano passado, mais de 45 mil pessoas morreram na Palestina, entre elas mais de 17.600 crianças, e 107 mil ficaram feridas.

Israel ataca hospital no norte de Gaza

Esta sexta-feira, forças israelitas invadiram o hospital de Kamal Adwan, uma das três instalações de saúde ainda a funcionar no norte de Gaza, levando a que dezenas de pacientes e centenas de pessoas deslocadas fossem retiradas do edifício, que ficou parcialmente em chamas, indicaram oficiais do Ministério da Saúde de Gaza.

Em comunicado, citado pela Al Jazeera, Munir al-Bursh refere que as forças israelitas se encontram “no interior do hospital e a incendiá-lo”.

Israel confirmou o ataque ao hospital, indicando que o mesmo “serve como forte do Hamas no norte de Gaza”.

No último dia foram registadas 25 mortes na Faixa de Gaza, 15 delas numa casa na cidade de Gaza.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+