Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Coreia do Norte

Vários soldados norte-coreanos morreram na Ucrânia após terem sido capturados

27 dez, 2024 - 21:54 • Lusa

Vários soldados norte-coreanos feridos morreram, esta sexta-feira, na Ucrânia depois de terem sido feitos prisioneiros.

A+ / A-

Vários soldados norte-coreanos feridos morreram, esta sexta-feira, na Ucrânia depois de terem sido feitos prisioneiros, anunciou o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusando a Rússia de ter oferecido a estes militares apenas "uma proteção mínima".

"Vários soldados norte-coreanos morreram hoje. Os nossos soldados conseguiram capturá-los. Mas ficaram gravemente feridos e não puderam ser salvos", indicou o líder ucraniano no seu discurso diário, lamentando "a loucura de que as ditaduras são capazes", ao enviar militares para morrer "em batalhas na Europa".

"Eles sofreram muitas perdas. Muitas. E vemos que os militares russos e os supervisores norte-coreanos não estão minimamente interessados na sobrevivência destes coreanos", criticou Zelensky, acrescentando que "está a ser feito tudo para impossibilitar a captura" destes militares e que os "russos estão a enviá-los para a frente com proteção mínima".

Mais de mil soldados norte-coreanos destacados para a Rússia para combater a Ucrânia e usados como tropas "sacrificáveis" foram mortos ou feridos em ataques "sem esperança" na região fronteiriça russa de Kursk, relatou esta sexta-feira, o porta-voz do Conselho Nacional de Segurança da presidência norte-americana, John Kirby.

O envolvimento de um Exército regular estrangeiro constituiu uma escalada na invasão da Ucrânia, que foi desencadeada há quase três anos pelo Presidente russo, Vladimir Putin.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Preocupações
    28 dez, 2024 Ucrânia 11:30
    Não se preocupe com os norte-coreanos Zelensky. Se o governo deles não se preocupa, porque há-de você fazê-lo?

Destaques V+