Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Letónia envia mil 'drones' de combate à Ucrânia e promete mais

28 dez, 2024 - 20:26 • Lusa

A Ucrânia tem contado com ajuda financeira e em armamento dos aliados ocidentais desde que a Rússia invadiu o país

A+ / A-

A Letónia informou ter enviado este sábado mil 'drones' de combate à Ucrânia, num gesto de ajuda no âmbito da designada "Coligação de 'Drones'", na qual este país báltico desempenha um papel de destaque ao lado do Reino Unido.

"Juntamente com os fabricantes de 'drones' (aeronaves sem tripulação) da Letónia, continuamos a prestar apoio à Ucrânia. O Ministério da Defesa da Letónia preparou outro carregamento de 1.000 'drones' de combate para diversas utilizações", indicou o ministro da Defesa letão na sua conta da rede social X (antigo Twitter).

Andris Spruds adiantou que, no âmbito da "Coligação de 'Drones'" que apoia a Ucrânia contra a agressão russa, o seu país enviará mais destas aeronaves para Kiev em 2025, para as quais disponibilizará 20 milhões de euros, juntamente com o Reino Unido.

A Ucrânia tem contado com ajuda financeira e em armamento dos aliados ocidentais desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de fevereiro de 2022.

Os aliados de Kiev também têm decretado sanções contra setores-chave da economia russa para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra na Ucrânia.

A ofensiva militar russa no território ucraniano mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Defesa inexistente
    28 dez, 2024 Portugal 20:43
    É pena nem todos os Países seguirem a iniciativa da Letónia, um País que decerto não tem Forças Armadas poderosas, mas contribui com o que tem. Portugal, por exemplo, enviou blindados de transporte M-113 que há 40 anos quando vieram para cá, já estavam obsoletos, e 3 tanques Leopard que tiveram de ser reparados para poderem andar, e sem qualquer munição. Ah: e helicopteros Kamov parados cá há anos e que a Ucrânia nem queria receber. Ou seja, as nossas Forças Armadas são uma anedota que custa 4000 Milhões de euros/ano, para uma "Defesa" que pura e simplesmente, não existe: nem efetivos, nem indústria bélica, nem defesa anti-aerea, nem ... nada.

Destaques V+