Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ataque russo provoca um morto em Kiev no primeiro dia do ano

01 jan, 2025 - 10:08 • Lusa

Volodymyr Zelensky lamentou que "mesmo na véspera de Ano Novo, a Rússia só estava preocupada em como prejudicar a Ucrânia".

A+ / A-

Uma pessoa morreu num ataque de drones da Rússia na capital da Ucrânia, em Kiev, no primeiro dia do ano.

De acordo com a "Reuters", que cita as autoridades locais, para além do cidadão que morreu, seis pessoas fiaram feridas e vários prédios foram danificados.

O ataque foi desencadeado cedo pela manhã do primeiro dia de 2025. Segundo Vitali Klitschko, presidente da câmara municipal, dois andares de um prédio residencial foram parcialmente destruídos, com o corpo de uma mulher a ser retirado dos escombros.

O presidente Volodymyr Zelensky reagiu nas redes sociais: "Mesmo na véspera de Ano Novo, a Rússia só estava preocupada em como prejudicar a Ucrânia".

No último dia do ano, Zelensky afirmou que fará tudo para acabar com a guerra com a Rússia no próximo ano, apesar de ressalvar que a paz não será dada como um presente.

"Que 2025 seja o nosso ano, o ano da Ucrânia. Sabemos que a paz não nos será dará como um presente, mas faremos de tudo para travar a Rússia e acabar com a guerra", afirmou Zelensky, na sua mensagem de Ano Novo, transmitida nas redes sociais.

O chefe de Estado da Ucrânia disse ainda que, no próximo ano, o país deve lutar "no campo de batalha", mas também na mesa de negociações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Arma nuclear
    01 jan, 2025 Não há outra hipótese 12:26
    Paz entre Ucrânia e Rússia é impossivel. A Rússia nunca desistirá de tentar anexar a Ucrânia e esta nunca desistirá de recuperar os 20% de território perdido, nem que para isso tenha de obter armas nucleares e depois convocar a Rússia para verdadeiras negociações, sem interferências externas, mas aí já entre 2 potências nucleares com capacidade para se destruirem mutuamente. E enquanto não dispuserem da arma nuclear, vão rearmar-se até aos dentes e quando houver - porque vai haver - uma nova invasão russa, estarão prontos para ela.

Destaques V+