01 jan, 2025 - 10:08 • Lusa
Uma pessoa morreu num ataque de drones da Rússia na capital da Ucrânia, em Kiev, no primeiro dia do ano.
De acordo com a "Reuters", que cita as autoridades locais, para além do cidadão que morreu, seis pessoas fiaram feridas e vários prédios foram danificados.
O ataque foi desencadeado cedo pela manhã do primeiro dia de 2025. Segundo Vitali Klitschko, presidente da câmara municipal, dois andares de um prédio residencial foram parcialmente destruídos, com o corpo de uma mulher a ser retirado dos escombros.
O presidente Volodymyr Zelensky reagiu nas redes sociais: "Mesmo na véspera de Ano Novo, a Rússia só estava preocupada em como prejudicar a Ucrânia".
No último dia do ano, Zelensky afirmou que fará tudo para acabar com a guerra com a Rússia no próximo ano, apesar de ressalvar que a paz não será dada como um presente.
"Que 2025 seja o nosso ano, o ano da Ucrânia. Sabemos que a paz não nos será dará como um presente, mas faremos de tudo para travar a Rússia e acabar com a guerra", afirmou Zelensky, na sua mensagem de Ano Novo, transmitida nas redes sociais.
O chefe de Estado da Ucrânia disse ainda que, no próximo ano, o país deve lutar "no campo de batalha", mas também na mesa de negociações.