02 jan, 2025 - 00:43 • Ricardo Vieira, com Reuters
As autoridades estão a investigar se existe ligação entre o ataque em Nova Orleães e a explosão de um Tesla junto a um Trump Hotel em Las Vegas, disse esta quarta-feira o Presidente norte-americano, Joe Biden.
“Estamos a investigar a explosão de um Cybertruck em frente ao Trump Hotel em Las Vegas”, disse Biden, em Camp David, no estado do Maryland
“As forças de segurança e os serviços de inteligência também estão a investigar isso, inclusive se há alguma possível relação com o ataque em Nova Orleães”, declarou o Presidente dos EUA.
Um atropelamento em massa seguido de tiroteio provocou, pelo menos, 15 mortos e três dezenas de feridos em Nova Orleães, no estado do Louisiana, durante a noite de passagem de ano.
O autor do ataque em Nova Orleães foi identificado como sendo Shamsud Din Jabbar, de 42 anos, um antigo militar norte-americano. Tinha em seu poder uma bandeira do autoproclamado Estado Islâmico.
Shamsud Din Jabbar tem nacionalidade norte-america(...)
O suspeito, que foi morto a tiro pelas forças de segurança, tinha várias armas e um possível engenho explosivo improvisado na viatura usada no atentado, adianta o FBI. Outros engenhos explosivos improvisados foram encontrados no French Quarter.
Horas mais tarde, uma pessoa morreu e várias ficaram feridas em resultado de um incêndio seguido de uma explosão num veículo Tesla Cybertruck junto a um Trump Hotel, em Las Vegas, no estado norte-americano do Nevada.
O caso está a ser investigado como uma possível ação terrorista e intencional, avança a comunicação social dos Estados Unidos.
Elon Musk, CEO da Tesla, já reagiu ao incidente. O homem mais rico do mundo diz que o veículo tinha a bordo uma grande pirotecnia ou mesmo uma bomba.
"Confirmamos agora que a explosão foi causada por fogos de artifício muito grandes e/ou uma bomba transportada na caçamba do Cybertruck alugado e não tem relação com o veículo em si."