Portugal é o segundo país da Europa onde as aulas começam mais tarde - entre 15 e 21 de Setembro - só ultrapassado por Malta onde a escola abre a 28 de Setembro.
A conclusão é da rede europeia de informação sobre educação, a Eurydice.
É no sul da Europa que o toque de entrada nas escolas vai ouvir-se mais tarde: só em meados de Setembro como na Grécia, Itália e Espanha.
Já no norte, o ano lectivo começou em Agosto. A análise é o relatório da rede Eurydice, publicado esta terça-feira, com base nos calendários escolares para 2015-2016.
À excepção das férias do Natal, os intervalos de pausa ao longo do ano variam entre os diferentes países, assim como a duração das férias de Verão: estas podem ir de seis semanas na Alemanha, Holanda, Reino Unido e Suíça; até 13 semanas na Lituânia, Letónia, Portugal e Turquia.
Segundo o mesmo documento, as férias de Verão são normalmente mais curtas nos países onde os alunos têm pausas mais frequentes durante o ano lectivo.
Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.