Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

A “Montanha” de João Salaviza estreia em Veneza

02 set, 2015 - 07:41

Realizador de "Arena" (2009) foi distinguido com a Palma de Ouro, em Cannes. "Rafa" (2012) valeu-lhe o Urso de Ouro, em Berlim.

A+ / A-
Salaviza estreia a sua "Montanha" numa Veneza a lutar pela relevância
Salaviza estreia a sua "Montanha" numa Veneza a lutar pela relevância

O Festival de Cinema de Veneza, que começa esta quarta-feira em Itália, contará com a antestreia mundial de "Montanha", a primeira longa-metragem do realizador João Salaviza, integrada na Semana da Crítica.

O mais antigo festival de cinema do mundo cumpre 72 anos e conta com filmes de Marco Bellocchio, Laurie Anderson, Tom Hooper, Alexander Sokurov, Amos Gitai ou Charlie Kaufman, todos em competição pelo Leão de Ouro. Fora de competição, a abertura dá-se em 3D com o filme "Everest", baseado na história verídica da morte de oito alpinistas, em 1996.

Na Semana da Crítica, uma secção independente do festival, João Salaviza estreará, no sábado, dia 05, a primeira longa-metragem, "Montanha", na qual volta a abordar a adolescência, tema que tem marcado presença nos filmes anteriores.

Protagonizado pelo jovem actor David Mourato, "Montanha" é descrito pela organização como "uma joia fascinante e poética, na linha da tradição do mais bem-sucedido cinema português contemporâneo".

Entre as curtas-metragens já assinadas por Salaviza, contam-se "Arena" (2009), distinguido com a Palma de Ouro em Cannes, e "Rafa" (2012), que lhe valeu o Urso de Ouro em Berlim.

Depois de Veneza, "Montanha" será exibido no festival de San Sebastian, em Espanha, e estreia-se nos cinemas portugueses a 12 de Novembro.

O festival termina no próximo dia 12 e o júri que atribui o Leão de Ouro é presidido pelo realizador mexicano Alfonso Cuarón.
O prémio de carreira será entregue ao realizador e produtor francês Bertrand Tavernier. 

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+