21 set, 2015 - 07:22 • Liliana Monteiro
A Plataforma de Apoio aos Refugiados lança, esta segunda-feira, uma operação de recolha de donativos para ajudar refugiados no Médio Oriente. A campanha decorre no âmbito do programa "PAR - Linha da Frente", do qual a Renascença é parceira.
Para receber as contribuições, foi criada uma conta no banco Montepio, que vai estar aberta até Dezembro. Os donativos vão ajudar ao trabalho desenvolvido no terreno pela Cáritas Médio Oriente e pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados.
Os portugueses são assim chamados a apoiar projectos na Síria, Jordânia, Turquia e no Líbano, ajudando a dar aos refugiados uma melhor qualidade de vida e os bens tão necessários a adultos e crianças que há muito abandonaram as suas casas.
O director do Serviço Jesuíta aos Refugiados (SJR), André Costa Jorge, sublinha a importância da contribuição ser feita em dinheiro e não em bens: "Nós não vamos enviar materiais para esses países. Primeiro, porque é mais barato e mais fácil serem as equipas que estão no terreno a identificar quais são as necessidades reais; segundo, porque o custo do transporte de materiais da Europa para esses países ficaria mais caro do que colocar as verbas à disposição das equipas, que podem usar estes fundos para resolverem situações onde é mais necessário."
Projectos como, por exemplo, "garantir a escolaridade das crianças e dar apoio psicológico, social e medicamentoso às famílias" estarão na primeira linha de destino dos fundos.
A todos os que ajudarem esta causa fica a garantia de que o dinheiro será entregue em boas mãos. "Conhecemos todos os projectos que estão a ser implementados. As verbas destinam-se a acções que estão a ser desenvolvidas pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados no terreno", sublinha o director do SJR.
Na recente entrevista exclusiva do Papa à Renascença, Francisco referiu-se a esta iniciativa de apoio aos refugiados, da qual a Renascença é parceira, com um elogio. "Felicito-vos e agradeço-vos pelo que estão a fazer e dou-vos um conselho: no dia do Juízo Final, já sabemos sobre o que vamos ser julgados, está escrito no capítulo 25 de São Mateus. Quando Jesus vos disser 'estive com fome, deste-me de comer?' e vocês vão dizer 'Sim'... “E quando estive sem refúgio, como refugiado, ajudaste-me?”, “Sim”. Pois, felicito-vos: vão passar no exame!”
Para ajudar, nesta acção de recolha de donativos destinada aos refugiados do Médio Oriente, basta fazer uma transferência, ou depósito, na conta com o NIB 0036 0000 99105913826 45. Nos sites do SJR ou no da PAR, está disponível informação detalhada sobre a campanha.