Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Cavaco na ONU. Solução para a crise dos refugiados "não pode ficar refém de bloqueios por mais tempo"

28 set, 2015 - 20:28

Presidente da República afirma que “direitos humanos são património comum da humanidade” e têm que ser defendidos, “independentemente da geografia”.

A+ / A-
Cavaco na ONU. Solução para os refugiados "não pode ficar refém de bloqueios"
Cavaco na ONU. Solução para os refugiados "não pode ficar refém de bloqueios"

A resolução da crise de refugiados "não pode ficar refém de bloqueios por mais tempo", afirmou esta segunda-feira o Presidente da República, Cavaco Silva, na Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque.

Perante os líderes mundiais, Cavaco Silva declarou que os “direitos humanos são património comum da humanidade” e têm que ser defendidos, “independentemente da geografia”.

O chefe de Estado português falou da “trágica situação humanitária” em países como a Síria, o Iraque ou a Líbia e dos conflitos que provocaram milhares de mortos e a pior crise de refugiados desde a II Guerra Mundial.

Estes conflitos já tiveram um preço elevado em termos de vidas humanas e “devem impelir-nos a agir de forma solidária e responsável”, defendeu Cavaco Silva, que deu o exemplo de Portugal, que desde a primeira hora manifestou disponibilidade para receber refugiados.

O Presidente da República também defendeu na Assembleia Geral da ONU que a ameaça terrorista “exige uma resposta firme e concertada” e que também é preciso actuar sobre as causas do jihadismo.

Sobre a instabilidade na Guiné-Bissau, manifestou esperança nos actores políticos e na sua capacidade para resolver a situação.

Cavaco Silva também apelou ao combate à violência sobre as mulheres. O “alarmante” número de casos de violência doméstica “não podem continuar impunes”, declarou.

Nesta intervenção por ocasião dos 70º aniversário das Nações Unidas, Cavaco Silva também falou da importância do Mar, nas suas várias vertentes, e do papel de Portugal como país empenhado na preservação dos oceanos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • NL
    28 set, 2015 Ermesinde 21:27
    Antes de dar conselhos a gente que sabe e quer tratar devidamente os refugiados, preocupe-se com o povo amordaçado, espezinhado e ultrajado do país de que dizem que é PR.
  • Luis
    28 set, 2015 lisboa 21:26
    Lá foi o anibal de boliqueime envergonhar Portugal mais uma vez....
  • António
    28 set, 2015 faro 20:58
    Gostava de perceber porque o Presidente Cavaco Silva está a pedir boleia ao Presidente americano. Este Pais está assim tão mal?

Destaques V+