Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Defesa exige libertação imediata de Sócrates

15 out, 2015 - 19:34

O Tribunal da Relação de Lisboa indeferiu o requerimento do Ministério Público que pedia a nulidade do acórdão que permitia à defesa de José Sócrates ter acesso aos autos da investigação.

A+ / A-

A defesa de José Sócrates entregou um requerimento no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), em Lisboa, a solicitar a libertação imediata do ex-primeiro-ministro.

O advogado Pedro Dellile acrescentou que a defesa entregou esta quinta-feira, a meio da tarde, no TCIC, um requerimento a pedir ao juiz Carlos Alexandre e ao procurador-adjunto do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) Rosário Teixeira o acesso imediato aos autos da investigação na "Operação Marquês" e o pedido de revogação da medida de coacção aplicada ao ex-primeiro-ministro.

José Sócrates encontra-se em prisão domiciliária sob vigilância policial desde 4 de Setembro.

Na sequência da decisão da Relação de Lisboa, "entendemos que José Sócrates deve ser libertado de imediato, assim como devemos ter, de imediato, acesso aos autos", precisou Pedro Dellile.

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) indeferiu o requerimento do Ministério Público (MP) que pedia a nulidade do acórdão que permitia à defesa de José Sócrates ter acesso aos autos da investigação.

"O acórdão de hoje é a confirmação da vergonha do que este processo tem sido", disse Pedro Dellile, sublinhando que a decisão refere que "os direitos da defesa do arguido foram sacrificados para além dos limites constitucionais".

Pedro Dellile disse ainda que, na sexta-feira, a defesa se deslocará ao DCIAP para consultar o processo.

José Sócrates foi detido a 21 de Novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, indiciado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito, tendo ficado preso preventivamente no Estabelecimento Prisional de Évora.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Infelizmente
    16 out, 2015 Lx 09:14
    Há por aqui muitos que só se "informam" nos correios manhosos e depois debitam o que emprenham de ouvido. O portuga gosta muito de insinuar e intrigar! Atributos estes associados à inveja. Nem fadam nem deixam fadar.
  • lobby gay
    16 out, 2015 mação 08:10
    Deleite e companhia devem estar a justificar honorários, depois da chegada do animal feroz a casa para banhos e massagens, onde anda o Orósio procurador, estará por ventura refém de alguma incongruência, deixem lá passar esta linda reinação, afinal mamam todos é a verdadeira alegria, a sarna alentejana podia estar a atrasar o desenrolar do mesmo, tantas as cartas rogatórias destes energúmenos do estado nação, nem maçónicos nem o pobre do Evaristo tinham visto disto, branda aos céus tanto maçon ao serviço da causa, falta lhes uns dias de repouso em Maricá com a Gisele aquela brasa loura, tomando uns suminhos de maracujá
  • A. Moura
    16 out, 2015 Lx 00:50
    Estes, depois de terem sido sucessivamente sovados e derrotados sem piedade, querem transformar esta pequenina vitória numa colossal e monumental vitória! São advogados e basta! Esquecem-se é que, a partir do momento em que o Sócrates saiu da choldra e foi para um paraíso domiciliário, o povo português deixou de se preocupar e de se comover! Além disso, o Verão já passou e o homem já não pode ir à praia!
  • luis
    16 out, 2015 alfarelos 00:13
    Não se preocupem, com um governo PS será logo libertado e ainda com direito a milhões de indeminização.
  • Sadino
    15 out, 2015 Cascais 23:26
    Por favor e a bem da Nação deixem estar em domiciliária o capone Sócrates. Só faz bem e deixa-nos sossegados. Até prova em contrário os magistrados que gerem o processo sabem muito bem o que estão a fazer (com inteira isencão).
  • J.R. Pincel
    15 out, 2015 Cabeceira 23:10
    No imediato, faltara pouco para uma vasta panóplia dos mais altos magistrados, começar a ser prendada com as mesmas e mais altas mordomias, por franca colaboração e participação no actual momento sócio-politico e macro-ecónimico em mais valias e adulteração dos factos dementes energumenos
  • Tozé Trocaste da Cos
    15 out, 2015 Não Provincia - Lisboa 23:04
    Não sei porquê tanta admiração ! ... Tenho um amigo que me empresta todo o dinheiro que eu quiser. É assim : João , emprestas-me um milhão de euros ?? ... Resposta: claro que sim ! ... É para hoje ou para amanhã ?... . Passados dois três dias quero mais um milhão ... É só pedir ! ... É o milhinho sempre a caír ... Onde ele arranjou o dinheiro ??? ... Bem ...isso não é problema para mim ...Isto é uma alegria ... Sempre a pingar . Qualquer um gostaria de ter um amigo como o meu , só que ter amigos como o meu não é para todos.
  • António Carlos
    15 out, 2015 Alcabideche 22:24
    O juíz Carlos Alexandre deve estar a preparar-lhe uma boa "CAMA" para ele se deitar lá no Hotel de Évora
  • antonio leonel costa
    15 out, 2015 Belas 22:19
    Onde é que este José viu que o Sócrates recebeu milhões se nem a investigação viu? Não estará a tocar de ouvido daquilo que leu escrito pelos difamadores e que agora, logo que seja possível, vão pagar essas aldrabices bem caras? Tem calma espera pela abertura do processo para veres que nele o que existe é ZERO ou muito perto disso. E claro Paulo o que fazias se fosses TU? Nãp ias pedir uma boa e forte indemnização? É preciso que assim aconteça em democracia para saberem que não estamos no tempo de Salazar de que o Correio da Manhã é ainda um rasquicio desse tempo e onde se escondem os mais salafrários Salazaristas. Não passam todos de uns pobres e tristes diabos quem chama nome aos outros e não cuida dos seus telhados de vidro e bem fracos..
  • Jose
    15 out, 2015 Lisboa 21:45
    Agora com acesso aos autos espero que se saiba como é que Sócrates arranjou milhões de euros para gastar e para levar uma vida faustosa, enquanto o povo sofre com o corte de salários e pensões. Espero que os advogados de Sócrates expliquem publicamente donde vinham os milhões gastos. O povo precisa de ser esclarecido. Os milhões de euros não caíram do céu!.

Destaques V+