Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ministério Público português investiga Volkswagen

22 out, 2015 - 19:15 • Celso Paiva Sol

Foi aberto um inquérito aos eventuais factos que estejam relacionados com Portugal, disse a PGR à Renascença.

A+ / A-

A Volkswagen também já está a ser investigada pelo Ministério Público português, disse à Renascença a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Depois de uma fase de recolha de informação sobre o escândalo que tem afectado aquele grupo alemão, a PGR decidiu avançar com a abertura de um inquérito aos eventuais factos que estejam relacionados com Portugal.

O inquérito está a ser conduzido pelo Departamento de Investigação e Acção Penal da Comarca de Setúbal.

Um dos modelos fabricados pela AutoEuropa, o Scirocco de 2009, foi apanhado no escândalo da manipulação de emissões poluentes da Volkswagen.

A 18 de Setembro foram conhecidos publicamente os resultados de testes a emissões poluentes de viaturas equipadas com motores diesel do grupo Volkswagen, relativamente às marcas Volkswagen, Audi, Seat e Sköda, concluindo-se pela existência de viaturas equipadas com um dispositivo que permite a manipulação de informação relativa a emissões poluentes.

O grupo alemão admitiu a existência de 11 milhões de carros nestas circunstâncias, e em Portugal, de acordo com informação divulgada pela SIVA, representante das marcas Volkswagen, Audi e Sköda, estima-se que existam cerca de 94 mil viaturas afectadas, mais 23 mil da marca Seat, totalizando 117 mil veículos.

No total, a Volkswagen vai chamar 8,5 milhões de automóveis na Europa para resolver o problema.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo
    22 out, 2015 vfxira 22:11
    Mais uma "investigação" que vai dar em nada.Já estamos habituados.

Destaques V+