27 out, 2015 - 12:04 • Marta Grosso
Veja também:
No seguimento de notícias publicadas sobre o estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os efeitos do consumo de carne processada, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) divulgou, esta terça-feira, o texto “Alimentação e Cancro”.
Segundo a DGS, pelo menos um terço dos tipos mais comuns de cancro pode ser prevenido através da cessação do consumo de tabaco, da redução do consumo de álcool, da adopção de uma alimentação saudável e da prática regular de exercício físico.
A eficácia destas medidas será tanto maior quanto mais precocemente se inicie, preferencialmente logo na infância.
As sete medidas que pode adoptar são:No caso da carne, e tendo em conta a evidência científica reunida pela OMS e pela Agência Internacional para a Investigação de Cancro (IARC), deve ter em atenção o seguinte:
A Direcção-Geral da Saúde lembra que estas medidas não são novas e estão de acordo com o preconizado pelas recomendações nacionais e internacionais e até, de certa forma, pelas recomendações inscritas na Roda dos Alimentos Portuguesa.
Pode obter mais informações sobre o tema no blogue Nutrimento, do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.