Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Linha de Saúde 24 vai ter mais meios para enfrentar época da gripe

03 dez, 2015 - 12:27 • Anabela Góis

As delegações de saúde já começaram a visitar todos os lares, públicos e privados, para avaliar as condições em que vivem os idosos. No inverno passado houve um “excesso de mortalidade” no pico da gripe.

A+ / A-

A Direcção-geral da Saúde reforçou o plano de contingência para a gripe.

O plano para o Inverno que se aproxima prevê duas novidades. Em primeiro lugar, sempre que um utente for a uma farmácia com sintomas de gripe, vai ser aconselhado a ligar para a Linha de Saúde 24. O 808 24 24 vai ter mais meios e, se se registar congestionamento de chamadas, o serviço tem capacidade para ligar de volta aos utentes.

A linha terá também informações actualizadas sobre horários dos centros de saúde, que têm autonomia para alargarem o seu tempo de funcionamento, em função das necessidades.

A segunda novidade passa por uma maior intervenção junto dos lares de idosos. As delegações de saúde já começaram a fazer visitas a todos os lares, quer públicos, quer privados, para avaliar as condições em que vivem os idosos.

Como explicou o director-geral da Saúde, Francisco George, “estas visitas não terão qualquer efeito em termos de penalização, ou contra-ordenações. São intervenções pedagógicas para os delegados de saúde perceberem se os lares estão preparados para a época fria, e se as medidas de prevenção que foram aconselhadas, a começar pela vacinação, foram aplicadas”.

Em causa está, por exemplo, a facilidade de acesso a um médico ou enfermeiro, a distância entre camas nos quartos e os limites à concentração de pessoas em salas comuns.

Francisco George lembra que no ano passado se registou um excesso de mortalidade, em Portugal, no pico da gripe sobretudo entre os idosos, com mais de 80 anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+