Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Voluntários portugueses levam esperança aos refugiados na Macedónia

05 dez, 2015 - 09:26 • Ana Lisboa

É uma iniciativa da Associação Famílias como as Nossas, que está de partida para o campo de Gevgelija.

A+ / A-

Neste Dia Internacional do Voluntariado, um grupo de portugueses vai dar apoio humanitário aos refugiados na Macedónia.

O projecto designa-se “Caravana da Esperança” e cumpre a sua terceira missão. Este ano, já apoiou refugiados na Croácia e, depois, na Eslovénia.

São voluntários da Associação Famílias como as Nossas e partem este sábado para o campo de Gevgelija.

Além de esperança, levam na bagagem “roupas quentes e agasalhos, porque faz muito frio no sítio onde estão os refugiados. Queremos levar também alguns produtos de higiene, principalmente para crianças. E levar donativos para poder fazer face às principais carências do campo”, esclarece Ana Deslandes, uma das voluntárias que participa na caravana.

É um grupo de 17 pessoas, todas elas de áreas de formação e credos diferentes, mas focadas no mesmo propósito. Há enfermeiros, engenheiros e psicólogos, por exemplo. Há católicos, muçulmanos, budistas e ateus.

A acompanhá-los vão os Palhaços Sem Fronteiras, uma organização sem fins lucrativos que tem como objectivo levar alegria às crianças que vivem em zonas de conflito.

O regresso a Portugal está marcado para dia 13 de Dezembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Simões
    24 dez, 2015 Ponta Delgada 11:21
    Pequena aclaração: na Caravana da Esperança participou uma palhaça de Espanha (Angi Amaya) que costuma colaborar com Palhaços sem Fronteiras. Esta organização acompanhou a nossa Caranava mas não se juntou oficialmente.

Destaques V+