Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Bloco quer acabar com portagens na Via do Infante

07 dez, 2015 - 11:43

PCP também alinha com a ideia. Para já, ainda não é conhecida qual a posição do Partido Socialista.

A+ / A-

O Bloco de Esquerda entrega, esta segunda-feira, no Parlamento um projecto lei para acabar com as portagens na A22, a Via do Infante, no Algarve.

A proposta bloquista dá oficialmente entrada nos serviços parlamentares, simbolicamente na véspera do quarto aniversário da introdução de portagens nas ex-SCUT.

João Vasconcelos, deputado do Bloco a e porta-voz da Comissão de Utentes contra as Portagens na Via do Infante, confirmou à Renascença a iniciativa do partido. João Vasconcelos fala em “estado de guerra não declarado permanente”.

“Vamos chegar ao fim do ano com cerca de 10 mil acidentes no Algarve. Isto é insuportável e incomportável. O Algarve não consegue resistir muito mais tempo a esta tragédia”, afirma, acrescentando que os acidentes rodoviários em vias alternativas à Via do Infante traduzem-se “em mais de 30 mortos, mais de 150 feridos graves”, o que significa “um aumento de cerca de 50% em relação ao ano passado”.

João Vasconcelos sublinha também que esta via dá prejuízo aos cofres do Estado.

“A Via do Infante está a gerar uma receita de cerca de 25 milhões de euros por ano. Só de espanhóis que deixaram de vir ao Algarve são cerca de 30 milhões, isto é, 180 mil espanhóis que deixaram de vir ao Algarve. Se contabilizarmos tudo isso, tudo o que se paga à concessionária, taxa de disponibilidade e pedidos de reequilíbrio financeiro, e o prejuízo à economia e à sociedade, os prejuízos são muito maiores do que os lucros”, garante.

Na terça-feira faz quatro anos que se começou a pagar portagem A22. Para assinalar a data, a comissão de utentes tem novo protesto agendado, junto à ponte do Guadiana.

Além deste projecto lei, o Bloco já tem também um projecto de resolução para acabar com o pagamento na A23, entre Torres Novas – Guarda.

O Partido Comunista anunciou também projectos de recomendação para pedir o fim das portagens na A22, A23 e A24, que serão entregues na quarta-feira, na Assembleia da República.

Para já, ainda não é conhecida qual a posição do Partido Socialista.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pinto
    06 mai, 2016 Custoias 15:59
    Acabar com todas as portagens em todas as ex SCUTS, estas estradas foram feitas para serem nacionais, não para servirem de roubo aos utilizadores.
  • Filipe
    18 dez, 2015 Portimão 20:18
    Já sei que existe sempre quem gosta de pagar! Então pagam! Eu não gosta as portagens na A22 tornou a 125 num inferno ainda maior! O Sr Implacável pode sempre ir buscar dinheiro aos bolsos dos corruptos que ganha dinheiro com esse negócios!
  • IMPLACÁVEL
    07 dez, 2015 Viana do Castelo 14:56
    MAS ONDE É QUE ESTES IRRESPONSÁVEIS PENSAM IR BUSCAR O DINHEIRO PARA COMPENSAR ESTES DEVANEIOS TODOS?
  • Eborense
    07 dez, 2015 Évora 14:44
    Sr. Costa! Eu vou várias vezes a Lisboa e também não me dá muito jeito pagar portagens, nem a ponte. Veja lá Sr. chefe do governo o que é que pode fazer. Se conseguir abolir as portagens e os 2,35 euros da ponte Vasco da Gama, ficar-lhe-ia muito grato. Daqui da cidade museu e com os melhores cumprimentos, me subescrevo.
  • Ramalho
    07 dez, 2015 Minde 14:43
    A amiga ESGANIÇADA pode tambem acabar com as da A 23 Ou acaba com todas ou não tenha preferências e se as tem simplesmente cale.se
  • comedragonas
    07 dez, 2015 Viana 14:42
    Isto é inadmissível e os argumentos desse Sr do BE uma falácia. Desde quando um espanhol que também paga portagens no seu país deixa de vir ao Algarve por causa duma portagem????? Mas será que ainda existem pessoas que acreditam nisto??? Gostaria de ver quais os estudos feitos em que ele se baseia para afirmar tal coisa....hum...não conheço... E porquê a A22???? Então eu pago todos os dias a A28 e A3. Alternativa? Tal como existe a nacional 125 aqui também existe a nacional 13. Agora em vez de pouco mais de meia hora a ligar Porto Viana demora-se pela nacional a correr bem 2h. Que eu saiba o mais justo é o critério de utilizador pagador. Mas que tem essa gente do Algarve a mais que nós cá do Norte??? Seremos nós portugueses de 5ª categoria? Mas que raio....
  • Antonio Torres
    07 dez, 2015 Povoa de Varzim 14:42
    Acho Muito Bem, mas somos Todos Portugueses e a A28 e as outras Scuts
  • V: Neves
    07 dez, 2015 Albufeira 14:28
    Concordo que a via do Infante deixe de cobrar! Quem vai ficar com custos? Acho que deviam ser as câmaras. e não o país, muito menos criarem outra PPP.....
  • Eborense
    07 dez, 2015 Évora 14:26
    Ó Fábio. Isso é conversa da treta. Explique lá isso do comércio local, que eu não percebi. Vai começar a haver mais comércio junto à autoestrada? Quem não sabe o que diz é você.
  • antonio espada
    07 dez, 2015 14:25
    estou plenamente de acordo e acho que a A1 de Lisboa para o Porto tambem não deveria ser paga porque na maioria do percurso só tem duas faichas para cada lado e está sempre cheia de camiões a fazerem ultrapassagens na segunda via.

Destaques V+