14 dez, 2015 - 17:49
Portugal deverá contribuir com 30 milhões de euros para o fundo de apoio a refugiados na Turquia, anunciou esta segunda-feira em Bruxelas o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
O chefe da diplomacia portuguesa referiu, em conferência de imprensa após a sua estreia numa reunião com os seus homólogos da União Europeia, que o valor da contribuição no qual Portugal trabalha "é de 30 milhões de euros, num pacote na ordem dos 3,5 mil milhões de euros".
"Mas o processo ainda está a ser operacionalizado e estes valores carecem de posterior afinação", sublinhou o ministro, que caracterizou a contribuição nacional como "valor relevante do ponto de vista das finanças portuguesas".
Santos Silva garantiu que Portugal irá "cumprir a sua parte no quadro da decisão política" tomada na cimeira informal entre a União Europeia e a Turquia que decorreu no final de Novembro, em Bruxelas.
Na agenda esteve o plano de acção conjunto UE-Turquia sobre migração e a oficialização de um pacote financeiro de ajuda a refugiados acolhidos na Turquia.
Na ocasião, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker disse estar definido, em princípio, que a Turquia receberá três mil milhões de euros, 2,5 mil milhões dos quais serão contribuição dos países-membros.